Abit, em parceria com Marisol e Rhodia, anunciam vencedores do Desafio de Ideias

10/10/2017

A sede da Abit recebeu, nesta sexta-feira (06), a cerimônia de premiação do Desafio de Ideias – evento que faz parte da série de ações pela comemoração de 60 anos da Entidade. A iniciativa, promovida pela Abit e Senai Francisco Matarazzo, convidou alunos do Senai-SP e do Istituto Europeo di Design de São Paulo.

Os participantes foram desafiados a desenvolver soluções para Marisol e Rhodia, ambas associadas da Abit, que avaliaram as propostas apresentadas pelos estudantes e elegeram os vencedores. O concurso técnico-cultural pôs em prática a capacidade de elaboração, concentração e inovação por parte dos futuros profissionais.

Evento premiou dois grupos, escolhidos por Marisol e Rhodia (Foto: Fernando Caliman/Abit).

A equipe premiada pela Marisol demonstrou a base de um projeto voltado à customização de retalhos, sobras e resíduos para a fabricação de roupas de bonecas – semelhantes às utilizadas nas coleções infantis da marca. Já o grupo vencedor da Rhodia foi responsável pela ideia de upcycling de tubetes, com o uso dos mesmos para produção de embalagens.

O presidente da Abit, Fernando Pimentel, comentou sobre a iniciativa e ponderou sua importância. “O projeto segue a linha estratégica da Entidade, que é o lado de tratar das grandes questões institucionais. Tem que promover a inovação, a tecnologia, o design, a criatividade, como fatores chaves da competitividade. Esse projeto envolvendo duas empresas associadas, a Marisol e a Rhodia, além dos 30 alunos, mostra a importância de agregarmos e aproximarmos as universidades com as empresas. Fique muito entusiasmado pelo que vi, muita criatividade, dedicação, animação e entusiasmo”, declarou.

Dilara Pereira, professora e responsável pela graduação, pós e extensão da Faculdade de Tecnologia Senai Antoine Skaf, também compartilhou sua opinião ao final da premiação. “O evento foi um sucesso independente dos ganhadores. Os seis grupos que apresentaram realmente soluções que podem ser, menos ou mais viáveis, mas eles pensaram como funciona uma empresa e como precisa pensar em vários aspectos: o da marca, do retorno ambiental, social e econômico”, apontou.

Seis grupos marcaram presença na sede da Entidade, sendo três encarregados em propor ideias à Marisol e outros três direcionados a projetos voltados ao mercado da Rhodia. Após a escolha dos vencedores por cada uma das empresas, a Marisol anunciou que grupo com a melhor solução poderá visitar sua sede, em Jaraguá do Sul-SC, já a Rhodia premiou o grupo vencedor com um tablete para cada membro e ainda convidou todos os participantes para conhecer sua fábrica, em Santo André-SP.

Avaliação das marcas

Marisol e Rhodia ficaram cercadas por dúvidas na seleção da ideia mais criativa e que também apresentasse um potencial por trás do projeto. Apesar da escolha por somente uma das três disponíveis, cada uma das empresas salientou a qualidade do que foi desenvolvido.

Carlos Rodrigo Figur, gerente de engenharia da Marisol, analisou o desafio.“Foi muito relevante, principalmente pela interação das instituições. O próprio Senai com os alunos, a Abit sendo a promotora do evento e que nos dá esse apoio em várias questões aqui no Brasil por ser uma entidade de classe, além das próprias empresas que têm muito a ganhar com essas ideias. São ideias bem aplicáveis na prática, foi muito bom para todos que participaram.”

Grupo vencedor da Marisol ganhou uma visita à fábrica da empresa em Santa Catarina (Foto: Fernando Caliman/Abit).

A avaliação positiva por parte da Rhodia não foi diferente, segundo Letícia Vitalli, trainee de inovação da indústria. “Foi uma via de mão dupla poder participar deste desafio, foi muito importante para a Rhodia. Fiquei surpresa com a qualidade do trabalho dos alunos com o pouco tempo que eles tiveram para fazer. Eu acho que uma outra coisa que me surpreendeu foi o engajamento que eles tiveram para propor as soluções. As três ideias que recebemos são aplicáveis e pretendemos trabalhar com todas.”

Mediante ao saldo positivo do encontro, Pimentel almeja a sequência de desafios semelhantes em prol do crescimento do setor. “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados e, certamente, projetos dessa natureza terão papel fundamental para, não só o desenvolvimento das empresas, mas a formação e qualificação das pessoas”, finalizou.

Ver todas as notícias

abit, Marisol, Rhodia