Abit, USP e Apex-Brasil firmam convênio de cooperação

30/03/2015

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Imagine um ambiente acadêmico focado na inovação, que estimule o contato direto com o mercado de trabalho e ainda conecte diversas áreas da indústria para facilitar a escolha de alunos sobre qual carreira seguir. É esse o objetivo do convênio firmado entre a USP (Universidade de São Paulo) e a Abit, através do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que prevê uma série de atividades para aproximar faculdade e mundo corporativo.

Este projeto pioneiro promoveu um importante encontro entre empresas exportadoras integrantes do Texbrasil e alunos do último ano do curso Têxtil e de Moda, que ocorreu dia 25 de março, no câmpus da USP Leste. Representantes da Moovexx, Bia Baby, Sapeka Lingerie, Dellas Lingerie, Cataguases, Santista, 2Rios e Lectra apresentaram seus problemas, ideias e propuseram verdadeiros desafios disruptivos aos alunos, para incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras durante os Trabalhos de Conclusão de Curso da turma que se forma em 2015. De um lado, os estudantes se beneficiam do apoio e atenção dados por especialistas já inseridos no mercado, enquanto as empresas contam com a energia criativa de jovens treinados em metodologia científica e que podem desenvolver projetos diferenciados.

”Estamos construindo um novo patamar para a indústria têxtil e de confecção no Brasil. Precisamos, mais do que nunca, formar profissionais mais capacitados, que tragam propostas inovadoras lastreadas no conhecimento real de mercado, porém criando dentro das empresas um ambiente mais aberto à inovação, ao design e à tecnologia de ponta. E isso só ocorre através das pessoas”, explica Rafael Cervone, presidente da Abit. A professora Francisca Dantas Mendes, vice-coordenadora do curso, corrobora a importância de difundir as expectativas do ambiente corporativo para que os alunos saibam se preparar para o mercado. “Nossos alunos poderão desenvolver soluções em moda, design, gestão e tecnologia. Acho essencial a possibilidade de fazer uma pesquisa com aprofundamento e assessoria de docentes e profissionais da área”, conclui.

Cervone iniciou o encontro apresentando o panorama do setor têxtil no Brasil e parabenizou as empresas pela preocupação em inovar e buscar novos caminhos frente ao atual cenário econômico do país. Os empresários então tiveram a oportunidade de realizar uma apresentação. Manuel Cardoso, da Bia Baby, falou sobre o setor de roupas infantis. Já Wesley Loureiro, da Sapeka Lingerie, comentou sobre a dificuldade em encontrar mão-de-obra qualificada e treinada para inovar. Ele espera que o convênio com a USP possa fazer uma ponte com novos talentos de áreas como design e modelagem. Já Matheus Fagundes, da 2Rios Lingerie, destacou a importância da inovação dentro do ambiente corporativo. “Queremos tornar a lingerie algo mais tecnológico. Incentivamos a parceria com start-ups para melhorar nosso produto e logística e investimos em imagem para lançar nossas coleções”, afirma.

O desafio agora é integrar o projeto com os mestres e doutores em Têxtil e Moda, agregando inclusive outras universidades e centros tecnológicos, do Brasil e do exterior. “A Apex-Brasil tem permanentemente nos estimulado a inovar e este é um projeto que trará diferenciação e agregação de valor aos produtos brasileiros no mercado global”, conclui Cervone.

O jornal Folha de São Paulo realizou cobertura do evento e a matéria pode ser lida na íntegra clicando aqui.

 

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