BtoBe Demo Day 2ª edição reúne jovens empresas de moda em São Paulo

05/09/2016

No dia 1º de setembro, as jovens empresas de moda que integram o Projeto Brazilians To Be (BtoBe) participaram do BtoBe Demo Day, em sua segunda edição. O evento é uma iniciativa do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) realizado pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e tem por objetivo a interação dos empreendedores com mentores de diversas áreas, para troca de experiências, networking e desenvolvimento dos negócios. “O objetivo é promover a internacionalização dessas marcas mais jovens, dando aos estilistas uma maior capacidade competitiva e uma mentalidade global”, afirma Evilásio Miranda, gerente de moda e design do programa.

Consideradas cases de sucesso no BtoBe, as estilistas Karin Feller e Helen Rödel abriram o evento apresentando o conceito de suas marcas e apontaram como a participação no programa alavancou suas empresas e visibilidade no exterior. “Quando saí da faculdade, em 2008, resolvi participar do concurso (que na época ainda chamava-se Ponto Zero), não tinha certeza se queria ser estilista ou ilustradora, mas, quando entrei para o projeto e tive orientação de profissionais com expertise de mercado, acabei por desenvolver minha marca usando como elemento de posicionamento e diferenciação justamente meus desenhos e estampas autorais, feitos com a técnica de aquarela. Hoje exporto para grandes redes no Japão, estou em processo de abertura do mercado norte-americano, e tenho realizado várias parcerias de sucesso com outras empresas, como Ray Ban, Passarela e Lunender”, afirma Karin.

O evento seguiu com pitches individuais das marcas Iara Wisnik (SP), Larsan (BSB), Femman (BH) e Ocksa (POA), – últimas entrantes no BtoBe, onde os designers apresentaram suas marcas aos mentores de diferentes áreas como finanças, gestão, investimentos, marketing, produto, mídia e tecnologia, numa sessão de matchmaking com os mentores, onde trocaram experiências entre si, recebendo feedback não somente sobre as coleções mas também sobre outros aspectos do negócio, como comunicação, vendas, estratégia e gestão. As quatro empresas passaram os últimos quatro meses sendo aceleradas, dentro de um programa composto por consultorias e mentorias de especialistas em crescimento de startups, de modo que pudessem trabalhar hipóteses sobre suas empresas, produtos e clientes, e chegar a um modelo de negócio que fosse economicamente sustentável.

Ver todas as notícias

abit, Adriana Degreas, Apex-Brasil, BtoBe, BtoBe Demo Day, Comas, Femman, Gabrielab, Helen Rödel, Iara Wisnik, Japonique, Karin Feller, Larsan, Ocksa, texbrasil