Canatiba aposta em ferramentas digitais durante a pandemia
Com a pandemia, a têxtil brasileira Canatiba decidiu ampliar seus canais digitais e investiu em uma plataforma de vendas e nas redes sociais.
A empresa, que é uma participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos)— aproveitou esse período para voltar seus olhos para o digital. “Já vínhamos investindo nesses canais nos últimos anos, com um viés de posicionamento de imagem e marca”, explica a gerente de marketing da Canatiba, Ivna Barreto.
O principal destaque é o showrrom virtual, que já existe há cinco anos, mas ganhou força com a pandemia. “O ambiente digital ganhou uma nova dimensão para negócios B2B e passou a ser um elemento de comunicação indispensável dentro da experiência de venda com marcas e confeccionistas”, completa Ivna.
No showroom, é possível filtrar os produtos por tecnologia, tingimento, padrão de reposição, além de gramatura e composição. Os resultados das buscas apresentam ainda imagens dos tecidos aplicados em peças e também em forma de cartelas, com toda a ficha técnica disponível.
Tendência fashion
Com as novidades, a empresa pretende explorar outra característica do digital: a possibilidade de aproximar grandes marcas do cliente final. Para Ivna, a web também representa uma oportunidade de estreitar o diálogo com empresas de todos os portes.
Ainda no intuito de ampliar os canais B2B, a empresa criou uma webstore no Instagram, que permite aos clientes entrar em contato direto com representantes comerciais. Pela Webstore, na tela do celular os clientes podem percorrer os produtos classificados como de reposição automática, sempre disponíveis nos estoques da Canatiba.
Por fim, a marca criou um perfil no Pinterest, rede conhecida por agregar tendências e sugestões de moda. No perfil da Canatiba, as imagens estão agrupadas em segmentos (masculino, feminino, infantil) e especificidades (estampas, lavagens, etc).
Ivna comenta que ainda é cedo para prever como as novidades digitais vão impactar nas vendas da marca, mas acredita que a internet é uma poderosa ferramenta para quebrar barreiras. Ela conta ainda que os canais digitais estão preparados para atender o público brasileiro e internacional.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 4,4 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
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