Contextura

Contextura é uma marca de moda ética com filosofia slow fashion. As peças são projetadas através de processos artísticos para que se estabeleçam novas relações no usar. Tendo como base as texturas como inspiração e matéria-prima, todos os designs são originais, atemporais e oferecidos em edições limitadas.

A Contextura nasceu como uma empresa de investigação, na qual as duas sócias/designers, Anne e Evelise Anicet, que também são pesquisadoras, aplicam as teorias de moda sustentável na prática.

Dentre as estratégias sustentáveis mais utilizadas pela marca estão o zero waste e o upcycling. O zero waste é colocado em prática em modelagens inteligentes com resíduo zero e também com o reaproveitamento de resíduos da própria confecção com as colagens têxteis. O upcycling é desenvolvido através do reaproveitamento de resíduos têxteis da própria confecção com a colagem têxtil (ecofriendly) na criação de novas texturas táteis. As estampas por sublimação, que não gastam água ao longo do processo, são realizadas com a tinta Oeko-Tex, certificada internacionalmente em termos de sustentabilidade.