Convidados internacionais conhecem a moda brasileira durante a SPFW

22/04/2015

A convite do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), uma compradora e três jornalistas internacionais acompanharam de perto as novidades da moda brasileira durante a São Paulo Fashion Week, maior semana de moda da América Latina que ocorreu de 13 a 17 de abril, no Parque Cândido Portinari. Maria Williams, compradora do Net-a-Porter, Ophelia Wu, correspondente em Londres da Elle Hong Kong, Holly White, assistente de moda da Glamour UK, e Akiko Ichikawa, colaboradora da Vogue Japão, participaram de uma programação intensa para conhecer um pouco mais da cultura e das criações nacionais.

A agenda em São Paulo das formadoras de opinião contou com visitas às lojas de Adriana Degreas, Patricia Motta, T. Arrigoni, Joulik, GIG e ao showroom do Grupo Nohda, formado pelas marcas Patricia Bonaldi, PatBo, Apartamento 03 e Lucas Magalhães. No roteiro carioca, as profissionais visitaram as lojas da Blue Man, Andrea Marques, Cantão, Vivaz, Fabiana Milazzo e Mabel Magalhães, no Rio de Janeiro. As convidadas também compareceram a todos os desfiles das marcas do Texbrasil durante a semana de moda: PatBo, Colcci, GIG, Têca por Helô Rocha, Apartamento 03 e Adriana Degreas Holly e Ophelia contaram que a expectativa em relação à moda brasileira eram altas e foram superadas.

“Esperava que a moda brasileira fosse muito colorida e cheia de ornamentos, então, ver coleções mais sóbrias e em preto-e-branco não só foi uma grata surpresa, como também pude perceber que os estilistas daqui acompanham as tendências mundiais. Consigo ver várias peças de criadores brasileiros sendo desfiladas em passarelas internacionais”, afirma Holly. Quando indagadas sobre o que elas falariam para marcas brasileiras iniciantes, ambas concordaram que a moda atual é muito mais sobre o estilo de vida de seu público-alvo do que sobre o simples ato de comprar um produto. “Algo que considero muito importante é a história por trás da roupa. Os estilistas devem se preocupar em criar algo único e especial, e divulgar o processo de desenvolvimento de coleção para aproximar seu consumidor”, conclui Ophelia.

Maria Williams, que é compradora de moda praia e lingerie do Net-a-Porter há cinco anos, conferiu inúmeras coleções de estilistas brasileiros. Entre as preferências, está o trabalho de Adriana Degreas, que já é uma das escolhidas para fazer parte do e-commerce. “Gostei da diversidade de estilos, o país tem opções muito ricas e levo diversos nomes como possíveis marcas para estarem no Net-a-Porter”, explica.

Em maio, um segundo grupo de jornalistas internacionais convidados pelo Texbrasil desembarca no país para produzir editoriais de moda e reportagens exclusivas. A próxima edição da SPFW está marcada para outubro e apresentará as coleções outono/inverno 2016.

Adriana Degreas, Apartamento 03, Colcci, Elle Hong Kong, GIG Couture, Glamour UK, Net-a-Porter, Pat Bo, Têca por Helô Rocha