Especialistas do setor têxtil debatem oportunidades de negócio entre Brasil e Austrália

07/07/2020

O Australia Brazil Business Council, organização de fomento às relações Brasil-Austrália, realizou em julho um evento virtual sobre a parceria comercial entre os países no setor têxtil e de confecção.

Moderado pela diretora do AUBRBC, Thais Oso, o painel contou com a participação de Rafael Cervone, Presidente Emérito da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e diretor executivo do Texbrasil, parceria entre a Abit e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), representada pela coordenadora de Promoção de Negócios Flavia Egypto.

Participaram ainda o vice-presidente da Associação Brasileira dos Estilistas (Abest), Lourenço Bartholomei; a CEO da Líquido Active, Renata Facchini; a gerente de mechadising da Cotton On, Caterina Graziosi, e o ex-CFO da Louis Vuitton na América Latina, Laurent Kabbabe.

Os convidados comentaram sobre as oportunidades de negócios entre os dois países, já que o setor têxtil ainda tem muito potencial de crescimento. Rafael Cervone pontuou que 0,2% das exportações brasileiras são para a Austrália, sendo a maioria do setor de vestuário. Como grande fornecedor têxtil, existe um vasto mercado a ser explorado no país.

Para Flavia Egypto, da Apex-Brasil, as plataformas digitais podem ser grandes aliadas nos novos negócios, se as barreiras psicológicas forem derrubadas. A executiva acredita que ainda existe muito estigma em relação à distância entre os países, mas isso não deve ser um impeditivo. Exemplos de sucesso, segundo Flavia, são a melhor forma de mostrar o potencial dos países.

Para isso, o evento contou, entre outros, com Renata Facchini, da Líquido Active, “braço”, da marca de moda-praia brasileira dedicada a peças de roupa de yoga. A executiva destacou a importância de participar de feiras para alavancar os negócios. Ela também comentou que não há limitações para uma empresa internacionalizar e há muito que se pode alcançar, mesmo sendo uma marca pequena.

Futuro sustentável

Outro tema de destaque foi a sustentabilidade, que há tempos deixou de ser opcional, e hoje se tornou um pilar obrigatório das empresas. Lourenço Bartholomei, da Abest, destacou o trabalho, entre outras, da grife Nannacay, que também é comercializada na Austrália. A marca tem a sustentabilidade em sua raiz, e peças produzidas por comunidades locais.

Renata também destaca uma característica sustentável das peças da Líquido Active, que é o uso do fio sustentável da Rhodia. Com a solução, as peças levam apenas três anos para se decompor após o descarte, ao invés dos 50 necessários para a microfibra tradicional.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

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