Euroshop 2020: em painel, especialista explica como a cultura local influencia a exportação

24/03/2020

A cada três anos acontece em Düsseldorf, na Alemanha, a feira Euroshop, um dos principais eventos de varejo da Europa. A feira mostra novidades e dita tendências de consumo. 

Este ano o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) – resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) –  esteve presente no evento e acompanhou palestra ministrada pelo vice-presidente de criatividade e internacionalização da Exhibit Concepts Inc, Jeffrey Hannah, que deu poderosas dicas para quem quer levar seu produto para fora.

A Exhibit é especializada em design, produção e gerenciamento de feiras e eventos, e Hannah foi enfático sobre a melhor maneira de internacionalizar: conhecer a cultura local da região de interesse. Para ele, um dos fatores mais importantes em negócios internacionais é sempre levar em conta as diferenças culturais.

De acordo com especialistas, a questão influencia não só nos padrões de compra dos consumidores, mas também no jeito que os executivos fazem negócios.  É preciso entender as diferenças culturais no que diz respeito a coletivismo, poder e autoridade e tempo.

Algumas culturas, por exemplo, prezam por coletivismo e distribuição de poder entre os membros da equipe. Já outras, preferem a escolha de um líder para comandar as funções.

Da mesma forma, Hannah explica que a maneira como cada cultura lida com o tempo é diferente. Alguns lugares dão mais importância para a vitalidade da juventude, enquanto outras à experiência que só se ganha com o tempo.

Jeffrey Hannah frisou ainda que é importante que as empresas analisem essas e outras diferenças culturais antes de ir para um novo mercado. Para isso ele deu algumas dicas, como, por exemplo, conhecer a sua própria cultura antes de mergulhar nas demais. Confira abaixo todas as dicas que o especialista compartilhou com o público do evento sobre a temática:

1 – Conheça sua própria cultura: Muitas vezes fazemos as coisas automaticamente, sem entender o contexto cultural de nossas decisões. Para que possamos analisar uma outra cultura é importante que tenhamos consciência de nossa própria.

2 – Negócios acontecem dentro de um contexto cultural: os negócios são criados e desenvolvidos por pessoas, logo qualquer decisão de negócio está dentro do contexto cultural das pessoas envolvidas nele.

3 – Experimente uma nova cultura: tente se colocar no lugar de seus interlocutores internacionais, tentando entender o porquê de suas decisões no contexto cultural daquele país. Somente assim é possível buscar soluções que atendam os anseios de todas as partes.

4 – Incorpore a dimensão cultural na estratégia do seu negócio: a cultura é um fator tão importante nos negócios internacionais que ela deve ser levada em conta no planejamento estratégico de sua empreitada internacional.

5 – Treinamento: treinamento das pessoas da equipe para enfrentar as diferenças culturais é essencial! E não basta ler dicas sobre o país e sua cultura no voo para lá. É necessária uma verdadeira imersão cultural e, em alguns casos, treinamento especializado.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

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