Fashion Rio encanta jornalistas e clientes internacionais

23/04/2013

Na última sexta-feira (19/4), encerrou-se a edição de verão/2014 do Fashion Rio, que aconteceu na Marina da Glória. A semana de moda contou com o apoio do Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O Programa levou ao evento um grupo de oito compradores e treze jornalistas vindos de países como Itália, França, Inglaterra, Austrália, Argentina, Uruguai, Finlândia, Turquia e Líbano.

A moda vista por aqui surpreendeu os formadores de opinião. Entre eles, está  João Paulo Nunes, do The Huffington Post: “a moda brasileira possui um diálogo contínuo entre criatividade e produção em larga escala. Existem designers muito talentosos no Brasil, que merecem ser apreciados no país e no exterior. Pode demorar alguns anos, mas esse reconhecimento vai acontecer”, acredita. Segundo o jornalista, os estilistas e as marcas que expuseram suas coleções no Fashion Rio provaram ser capazes de se envolver em um discurso global sobre moda e usar o seu sofisticado vocabulário.

Para as compradoras Rita Okais e Marie Therese, da loja libanesa Symbiose, o evento possibilitou estreitar o relacionamento com empresas nacionais. “Tivemos a chance de conhecer muitas marcas interessantes”, comentam. A oportunidade de fazer contatos também foi destacada por Tereciña Leite, da uruguaia Te-modas: “estou encantada com todo apoio que recebi da Abit e do Programa Texbrasil. Fiquei muito feliz com o resultado”.

O grupo de compradores desta edição também contou com a presença de representantes de uma das mais importantes lojas de departamento do mundo, a inglesa Browns. Laura Larbalestier e Rebecca Osei-Baidoo ficaram encantadas não apenas com a moda brasileira, mas também com a beleza da cidade do Rio de Janeiro. A agenda dos compradores inclui além dos desfiles, visitas a marcas, showrooms e encontros com os empresários brasileiros.

Os convidados internacionais também participaram de meet&greet organizado pelo Texbrasil no Hotel Santa Teresa, quando tiveram contato com empresários, organizadores e apoiadores do evento. O gerente do núcleo de moda e design do Texbrasil, Evilásio Miranda, e o superintendente da Abit, Fernando Pimentel, estiveram no encontro para conversar com os convidados internacionais sobre a indústria brasileira.

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