João Pimenta desfila coleção feita com índigos da Vicunha na SPFW

21/03/2013

Na tarde da última quarta-feira (20), João Pimenta desfilou sua coleção para o verão de 2014 na passarela da São Paulo Fashion Week. Calças retas, casacos e coletes compuseram os looks com camisas coloridas e detalhes marcantes. A apresentação surpreendeu ao mostrar o jeanswear completamente integrado à alfaiataria, resultado da marca registrada de João Pimenta sobre as bases versáteis em índigos e brins da Vicunha Têxtil, que foi usado em diversas peças apresentadas.  A empresa é participante do Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex- Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O desfile foi aberto com estampados que fazia referências a pinturas indígenas e muito azul e branco. Sobre a sarja 100% algodão Madrid da Vicunha, o grafismo espinha de peixe para a calça fez um contraste harmônico com a camisa com detalhes em penas confeccionada com o brim Petra, de fios penteados e levíssimo (3,8oz) da linha Shirting Collection Vicunha. Na mesma padronagem, a gravata é o toque final do look, sobre a base Veneza.

E por falar no brim Veneza – cetim de composição algodão e elastano – , o artigo teve destaque especial na passarela em um costume completo com calça e blazer estampados, acompanhado pela camisa de mesma padronagem (sarja Petra), combinada com a gravata no Madrid. Também da Shirting Collection, a sarja Steffi, 100% algodão, foi a base escolhida para a camisaria de João.

Ternos e coletes em denim foram pontos altos do desfile. O índigo Cindy, levemente esverdeado, que combina algodão ao elastano, foi a base para um look completo em jeans raw de aspecto resinado, com colete e calça reta, sempre combinados a camisas e gravatas em sarja estampadas pelo estilista. Já o índigo Tasmânia foi combinado às clássicas riscas de giz masculinas no blazer para uma combinação entre o tradicional e o moderno. No styling, esse contraponto ficou ainda mais evidente sobre o vermelho vibrante da camisa.

Já nos looks total black que se seguiram, a sarja Petra aparece em preto, com detalhes em bordados nos ombros e golas. “Os tecidos Vicunha me dão total liberdade de criação em minhas composições. Sua versatilidade em lavanderia e shapes me permitem pensar em peças das mais extravagantes às mais casuais e confortáveis, sempre com muita elegância e modernidade”, conta o estilista.

abit, Apex-Brasil, Joao Pimenta, SPFW, texbrasil, Vicunha