Marcas brasileiras realizam mais de USD 1 milhão em negócios na Miami Swim Week

11/08/2021

Chegou ao fim a edição 2021 da Miami Swim Week, que contou com a presença de 33 marcas brasileiras nas feiras SwimShow, Destination e Cabana. As empresas foram apoiadas pelos projetos de internacionalização de moda brasileira Fashion Label Brasil, Texbrasil e Brazilian Footwear, programas de internacionalização realizados por meio de parcerias entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a Abest (Associação Brasileira de Estilistas), a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), e a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), respectivamente.

Na SwimShow, as marcas Guria Beachwear, Planet Sea, Rio de Sol, Despi, do Texbrasil, e Mos Brazilian Beachwear, do Fashion Label Brasil, realizaram USD 282.000 em negócios.  Para os próximos 12 meses, as empresas devem prospectar mais USD 1.325.000.

Já a Destination recebeu as marcas brasileiras Ampersand Heart, Raíssa, NHall Resort Wear, Nay Sunset Wear, Paola Bernardi e Pura Swim, do Texbrasil, e Haight, Andrea Bogosian, Nádia Gimenes, Nannacay, Sau Swim Bikinis, do Fashion Label Brasil. Juntas, as grifes realizaram USD 257.000, com previsão de mais USD 600.000 em negócios no próximo ano.

Para a Nay Sunset Wear, que esteve no evento pela primeira vez, a experiência foi essencial para conquistar novos clientes no país. “Ficamos muito felizes com o resultado, e a receptividade e interesse dos buyers”, comemora a designer da marca Adriana Senise.

A grife, que já vende nos Estados Unidos na loja Bossa Concept, em Miami, espera ampliar seu mercado nos Estados Unidos. Segundo Adriana, o setor está aquecido na região, e a Nay Sunset Wear espera fechar novos negócios com varejistas como Intermix e Anthropology.

Por fim, a Cabana contou a Adriana Degreas, do Texbrasil; Água de Coco, Andreza Chagas, Catarina Mina, Empress, Serpui, Lily Franco, Meerk, Osklen, Paula Torres, Room, Yukio, La Sirène, Lenny Niemeyer, Sinésia Karol e Triya, do Fashion Label Brasil; além da Melissa, do Brazilian Footwear. Entre a versão digital e física do evento, as marcas realizaram USD 525.000 em negócios, e prospectaram mais USD 1.330.000 para os próximos 12 meses.

Eventos físicos

Embora as marcas e as feiras tenham se organizado para adaptar suas operações para o digital, a retomada dos eventos físicos é celebrada por oferecer um contato personalizado entre as grifes e seus clientes. “Sabemos que é possível fazer bons negócios no meio digital, mas os resultados dos eventos físicos mostram que os compradores estão mais dispostos a conhecer as marcas e fazer negócios com as empresas brasileiras quando se conhecem presencialmente”, comenta Lilian Kaddissi, gerente executiva do Texbrasil.

Sobre a ABEST

Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. Sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 120 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.

Sobre o Fashion Label Brasil

O Fashion Label Brasil, Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, foi criado em 2003 pela ABEST em parceria com a Apex-Brasil, cuja proposta é posicionar a imagem da moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas — Projeto Comprador e Imagem, Feiras e Desfiles Internacionais, Projeto Showroom, além de ações especiais —, para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 25,2 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,5 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de USD 48,3 bilhões.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

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