Marcas do Texbrasil desfilam na São Paulo Fashion Week

11/11/2014

A 38ª edição da semana de moda paulista ocorreu dos dias 03 a 07 de novembro de 2014, no Parque Cândido Portinari, em São Paulo. Sete marcas participantes do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil) desfilaram suas coleções: Apartamento 03, GIG, PatBo e Victor Dzenk foram as estreantes da temporada, enquanto Colcci, Pedro Lourenço e Têca permaneceram no line-up desde a edição passada.

Logo no primeiro dia, Victor Dzenk se inspirou em um universo mais equestre e cowboy, utilizou materiais como couro plissado, malhas, tricô e tons predominantes de marrom e laranja. Patricia Bonaldi é famosa por seus bordados e ornamentos e fez uma boa estreia na SPFW com sua marca mais jovem, a PatBo, com uma coleção inspirada na civilização Celta.

Pedro Lourenço apresentou sua coleção no segundo dia de evento, em uma galeria de arte na zona sul de São Paulo. O estilista se baseou na mulher dos anos 80 e em sua mãe para criar os looks de seu Inverno 2015. O dia encerrou com o desfile da Colcci e com Gisele Bündchen centralizando todas as atenções dos fashionistas.

A mineira GIG foi além dos desfiles e convidou, em parceria com o Texbrasil, 5 jornalistas franceses para acompanhar o dia-a-dia da marca no antes, durante e depois da fashion week. Caroline Hamelle, da Grazia UK, Elvire Emptaz, da Elle, Samar Seraqui, do blog Une Libanaise à Paris, Louis B., da L’Officiel e Florent Gilles, da FashionMag tiveram uma programação intensa, que ia desde o coquetel pós-desfile no lounge da Abit/Texbrasil até visitas à  flagship em São Paulo e à fábrica em Belo Horizonte.

“A coleção que a GIG apresentou está bem casada com o mercado europeu”, disse Caroline, ao analisar as roupas no backstage. “É muito interessante a forma como a marca consegue utilizar o tricô para fazer diferentes peças, como casacos e vestidos”, relatou Louis. A coleção, inspirada numa viagem que a estilista Gina Guerra fez ao Uzbequistão, é feita inteira em tricô, identidade visual da marca.

O desfile da Têca ocorreu logo em seguida, marcado pelas referências medievais e materiais clássicos da marca, como devorê de seda, veludo e jacquard. A semana encerrou com o desfile da estreante Apartamento 03, marca de Luiz Claudio Silva que agora faz parte do grupo Nohda, holding criada por Patricia Bonaldi que também abriga as marcas PatBo e Lucas Nascimento.

O filme japonês Dersu Uzala (1975), de Akira Kurosawa, se passa numa floresta e serviu de referência visual para a coleção, que contou com formas e volumes criativos e estampas e recortes marcantes. O repórter mexicano Aldo Hernandez, que veio acompanhar a SPFW a convite do Texbrasil, entusiasmou-se com a coleção. “Apartamento 03 e PatBo são definitivamente os melhores da temporada, na minha opinião. É a primeira vez que venho ao Brasil para conhecer de perto a moda brasileira e fiquei emocionado com as criações do país”, finaliza.

Apartamento 03, Colcci, GIG, PatBo, Pedro Lourenço, SPFW, Têca por Helô Rocha, Victor Dzenk