Maryssil by Larissa Minatto lança coleção inspirada em Malta

16/04/2020

A estilista Larissa Minatto decidiu, em 2020, unificar seu nome com a marca que comanda, a Maryssil, criando a Maryssil by Larissa Minatto. Para marcar a novidade da marca, que faz parte do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) – resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – a Maryssil lançou uma nova coleção.

Para criar o conceito, a designer apostou em Malta, arquipélago localizado no mar Mediterrâneo, e destino de muitos europeus durante o verão.

“Eu já estava há tempos querendo fotografar em algum lugar no Mediterrâneo e usá-lo como tema de coleção, e no ano passado uma agência de turismo de Malta me fez o convite para conhecer a famosa ilha”, conta a estilista.

Larissa explica que as belezas naturais e arquitetura da região serviram como ponto de partida para as peças, que também foram influenciadas pela história e cultura de Malta. “Cada estampa tem a sua identidade e foi inspirada por um lugar especial da ilha. Fizemos estampas gráficas e fotográficas com inspiração nos principais pontos turísticos”, comenta Minatto.

No total, são 200 peças que, segundo a estilista, “traduzem o DNA da mulher Maryssil e Larissa Minatto em uma única coleção”. Os itens incluem, ainda, modelos plus size, que Larissa acredita ser um mercado ainda carente.

Com Malta como pano de fundo, a estilista preferiu não se ater a tendências, mas manter o DNA da marca, inclusive as modelagens clássicas que já fazem sucesso entre as clientes. Para Larissa, a principal tendência da grife é ser “100% Made in Brazil”.

DNA brasileiro

O “DNA brasileiro” da marca tem chamado atenção nos mercados internacionais, sendo o europeu um dos principais destinos das peças, além dos EUA. O gerente de marketing da marca, Fabio Lehn, explica que a Maryssil tem se dedicado a esses destinos, com participação em feiras e eventos na França, Rússia e Estados Unidos.

Ainda de acordo com o executivo, as coleções estão adaptadas para qualquer mercado. “Todo o nosso Look Book é desenvolvido para modelos universais”, explica. Com isso, a empresa consegue atender especificações do mercado internacional, como por exemplo, partes de baixo maiores do que os modelos usados pelas brasileiras.

Para ele, ainda existem barreiras tarifárias que dificultam a ampliação da participação brasileira em mercados internacionais onde o país deveria se destacar, como é o caso da moda praia. Ainda assim, ele vê com bons olhos o interesse nas marcas brasileiras. “Estamos crescendo ano após ano. Os compradores gostam da qualidade e do estilo de criação da nossa moda praia”, conclui.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).