Mudança no perfil do artesão abre oportunidades no mercado externo para a Círculo

21/03/2019

A Círculo S/A, empresa que produz fios e linhas voltados para trabalhos manuais desde 1938, navega na onda da mudança no seu público-alvo para diversificar seus produtos e prospera. Nos últimos quatro anos, a participante do Programa Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) — registrou crescimento exponencial em suas vendas para o mercado externo. No primeiro semestre de 2018, por exemplo, teve aumento de 22% em exportações, quando comparado ao ano anterior.

Para Eduard Hoffmann, coordenador de exportação da Círculo, o sucesso internacional se dá graças a uma mudança de comportamento dos consumidores: cada vez mais jovens pelo mundo demonstram interesse pelos trabalhos manuais.

Em resposta a essa tendência, a Círculo investe cada vez mais em produtos voltados para esse público, como a linha especial para a produção de Amigurumis, técnica japonesa de crochê e tricô para criar bonequinhos redondos. Entre estas, estão o fio Amigurumi — presente em 10 países, em sua grande maioria da América Latina, Portugal e Alemanha — além de uma série de apostilas e acessórios para a confecção dos bichinhos.

Foi com o lançamento do fio Amigurumi que a empresa conseguiu voltar para um tradicional mercado do handmade: o alemão. O país é sede da maior feira de artesanato do mundo, a H+H Cologne, da qual a Círculo marca presença com o apoio do Programa Texbrasil no dia 29 deste mês. Eduard conta ainda que a diversificação no perfil do artesão vai além dos jovens: “hoje, além dos consumidores tradicionais temos muitos clientes que usam o trabalho manual como uma terapia anti-stress”.

Ele explica ainda que o crescimento na migração de técnicas também ajudou nas vendas. “Tão importantes quanto os números é o crescimento na diversidade dos produtos que estamos exportando. Há anos, a concentração de vendas em algumas linhas era predominante, pois as pessoas não experimentavam técnicas, mas hoje cada dia vendemos mais fios, linhas e acessórios diferentes”, finaliza Eduardo.

Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)