Patricia Motta celebra 20 anos de carreira com sucesso no exterior

06/01/2015

Criar uma marca registrada não é fácil. Anos de dedicação e estudos são necessários para quem quer se especializar em um tema, em um fato histórico ou em uma técnica. Enquanto Chanel é famosa pelos casaquinhos em tweed e a Missoni, conhecida pelas estampas em zigue-zague, alguns exemplos brasileiros se destacam pela criatividade e pelo sucesso quando o assunto é especialização em materiais e técnicas. Patricia Bonaldi apostou no trabalho com brilhos e paetês, Martha Medeiros tornou-se famosa pelo uso de rendas renascença em seus mais bonitos vestidos e Gina Guerra, da GIG, é conhecida pelas criações de diferentes peças em tricô. Já a estilista mineira Patricia Motta alia conhecimento e mais de 20 anos de carreira para manter o posto de referência nacional em criações em couro.

A combinação com diversos tecidos e o uso de diferentes modelagens e texturas, como couro navalhado, matelassado, bordado e vazado são características das criações de Patricia, que desfila na São Paulo Fashion Week e no Minas Trend Preview. A marca também é participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil) desde 2013, ano em que Patricia decidiu levar seus produtos ao exterior. “Minha primeira experiência de venda aconteceu no showroom Fabre, em Paris, e foi muito interessante perceber como o meu produto é visto por clientes de outros países”, relata.

A estilista acredita que o mercado internacional valoriza criações que exaltem o processo criativo brasileiro e que exportar é uma maneira de romper fronteiras. “Sou tão apaixonada por nosso país que eu tenho o desejo de que o mundo veja nossa alegria e nossa criatividade”, diz. Para ela, um dos pontos mais relevantes para estar no mercado internacional é priorizar a qualidade e buscar a excelência na hora de produzir suas peças e, consequentemente, escolher quais serão vendidas lá fora.

Para quem quer começar a exportar, ela garante que foco, originalidade e confiança são essenciais. “Não me sentia pronta para exportar e apresentar meu trabalho para outros países. A partir do momento que comecei a buscar mais preparo e incentivos como o do Texbrasil, senti-me mais encorajada e fortalecida para seguir em frente”, finaliza.

Minas Trend, Patricia Motta