Première Vision Paris: empresas brasileiras têm expectativa de vender USD 535 mil nos próximos 12 meses

27/02/2019

De 12 a 14 de fevereiro, sete empresas brasileiras participaram da primeira edição da Première Vision Paris, a tradicional feira de têxteis, design, insumos e couro que acontece duas vezes ao ano na França. Savyon, Moltec, Dash Studio, Estúdio Caramelo, Estúdio Aurum, Estúdio Icertain e Nomad Studio apresentaram seus lançamentos aos compradores internacionais e fecharam USD 56 mil em vendas durantes os três dias do evento. De acordo com as empresas, que contaram com apoio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) –  há ainda a previsão de mais USD 535 mil em negócios nos próximos 12 meses.

As empresas participantes relataram terem realizado 198 novos contatos na edição, que apresentou os lançamentos de primavera/verão 2020 para os 53 mil visitantes. Segundo Rafael Santos, do Dash Studio, um dos cinco estúdios de design na delegação brasileira da PV Paris, o contato mais próximo aos potenciais clientes foi um dos motivos de Dash continuar expondo na feira: “a diversidade e a qualidade dos compradores é excepcional. Os resultados foram acima das nossas expectativas. Tivemos contato com profissionais de países como a Espanha, Alemanha, Inglaterra e a Holanda”.

Ele ainda discorre sobre a importância dessa plataforma para a imagem do Brasil no exterior. “Além de ser um evento com infraestrutura muito boa, é definitivamente a oportunidade perfeita para o nosso país mostrar o valor do design nacional para o mundo”, ressalta.

Para Fernando Pimentel, Presidente da Abit, que conferiu esta edição de perto, a Première Vision define caminhos e perspectivas mercadológicas e tem ampliado o seu conceito de conteúdo ao avançar não somente nas definições de tendências, estampas e tipos de tecidos, mas ao conectar-se com o mundo digital por meio da área da tecnologia dos wearables. “Participar da PV é, sem dúvida, um passaporte para que os negócios internacionais tenham uma relevância maior. E não cortejo este show à toa. Coloco na balança seu retorno e seus investimentos. O fato, porém, é que ele ainda congrega número expressivo de expositores. Só na área têxtil são 750, chegando a 1.500 com os outros salões”, discorre.

E finaliza: “Isso mostra a relevância desta exposição para o setor. Existem outros grandes eventos na Ásia, porém, no mundo ocidental a PV é definitivamente uma referência”.

A próxima edição da PV Paris contempla os lançamentos de outono/inverno 2020 e acontece em outubro deste ano.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).