Santa Luzia Redes e Decoração expande sua produção sustentável por meio de nova parceria com comunidade agrícola

22/04/2019

 

A empresa têxtil Santa Luzia Redes e Decoração, participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) — desde 2005, expande sua produção de algodão colorido orgânico por meio de parceria com comunidade agrícola quilombola Terra Nova, localizada no estado da Paraíba.

As comunidades quilombolas são vilas de descendentes de negros escravizados, que em sua grande maioria produz atividades ligadas à agricultura. Hoje, no Brasil, somam-se 1200 comunidades do gênero, sendo que destas, 30 são localizadas na Paraíba, estado onde a Santa Luzia produz seus produtos.

A expansão foi realizada com apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e do Empaer (Pesquisa e Extensão Rural e Regularização Fundiária) e tem três objetivos: resgatar a vocação rural da região e da comunidade quilombola, contribuir para o desenvolvimento da economia do campo e atender à crescente demanda de consumidores que exigem produtos têxteis de casa e decoração desenvolvidos por meio de produção sustentável.

Para Armando Dantas, CEO da empresa, o compromisso vai além do pagamento justo pelo quilo do algodão colorido orgânico. “Já atuávamos na nossa comunidade contribuindo para o desenvolvimento local por meio do artesanato. Agora, a cadeia produtiva se complementa com a inclusão dos povos tradicionais de São Bento”, conclui Armando.

Ele explica ainda que a matéria-prima além de contribuir para a economia do campo por meio da agricultura familiar, não produz impacto ambiental. “Como o cultivo não é irrigado, gera economia de 87,5% de água na cadeia produtiva — do campo ao produto acabado. Por isso, este algodão agroecológico é cobiçado no mercado nacional e internacional”, explica o CEO da empresa.

A Santa Luzia Redes distribui seus produtos para todo o país e exporta para mercados como Europa, Ásia e África. O caminho da sustentabilidade já rendeu à empresa o Prêmio de Excelência Artesanal do Cone Sul de 2018, concedido pelo World Crafts Council por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).