Texbrasil celebra 20 anos de história

11/09/2020

O Texbrasil está comemorando 20 anos de história. A iniciativa, criada por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), tem um longo e próspero histórico de apoio às empresas têxteis e de confecção brasileiras que trilham o caminho da exportação.

Ao longo dos próximos meses, vamos relembrar grandes momentos desses 20 anos, incluindo a realização de diversos eventos ao redor do mundo, participação nas principais semanas de moda, além de mostrar cases de sucesso de participantes.

Desde sua criação, o Programa se dedica a ajudar as marcas nacionais a serem reconhecidas fora do país e fazerem negócios duradouros, adequando sua produção e distribuição aos mercados-alvos. “A meta do Texbrasil sempre foi apoiar as empresas a exportarem produtos de alto-nível e auxiliá-las a alcançarem a tão desejada competitividade internacional”, exalta a gerente executiva do Programa, Lilian Kaddissi.

Seja por meio de feiras internacionais, eventos com compradores qualificados, showrooms, capacitação ou visitas técnicas, o Programa busca entender individualmente o que cada empresa precisa para ter êxito na exportação. Como resultado, as ações alavancaram a competitividade e a exportação de USD 4,4 bilhões em produtos têxteis, de vestuário, de tecidos técnicos e nãotecidos e de cama, mesa e banho, só nos últimos 10 anos.

Em 20 anos, foram realizadas cerca de 7 mil ações, incluindo 431 feiras, que geraram negócios de mais de USD 317 milhões para os participantes. “O Programa está sempre atento ao que o mercado internacional demanda, e mostra os melhores caminhos para que as marcas brasileiras obtenham sucesso”, pontua Lilian Kaddissi.

“O Programa Texbrasil é um exemplo bem-sucedido de apoio às empresas brasileiras de têxtil e confecção no acesso ao mercado internacional. Além dos números relevantes (apenas em 2019 mais de 360 empresas foram apoiadas), é um projeto que vem aprimorando e se adaptando, sempre ouvindo as empresas e os mercados, afirma a Gerente de Indústria e Serviços da Apex-Brasil, Maria Paula Sobral Velloso.

Divulgando o Brasil

Outro aspecto que o Programa sempre destacou ao longo dos anos é a visibilidade das marcas brasileiras no exterior. Em 20 anos, trouxe ao Brasil mais de 1330 jornalistas internacionais, que puderam acompanhar de perto os eventos de moda nacional, além de entender a riqueza produtiva, como as plantações de algodão e tecelagens. Além disso, o Texbrasil apoia a divulgação das participantes pelo mundo por meio da contração de agências de relações públicas locais. “Aproveitamos eventos com a presença de muitas marcas brasileiras para fazer esse trabalho junto à imprensa e criar awareness da moda e da indústria brasileira. Além disso, apoiamos individualmente o projeto de empresas maduras com o interesse de fortalecer sua imagem em mercados-alvo”, comenta Lilian.

20 anos de sucessos

Exemplos de sucesso ao longo desses anos não faltam. Individualmente, inúmeras marcas se destacaram, como a de moda praia Adriana Degreas, que abriu sua segunda loja nos EUA este ano, ou a Skazi, que em dois anos alcançou 18 novos mercados pelo mundo.

“Exportar gera muitos benefícios para a nossa indústria. Além de expandir para novos mercados, mantém a saúde financeira das empresas, protegendo-as em momentos de crise”, aponta o diretor executivo do Texbrasil, Rafael Cervone.

Em 2020, o Programa bateu o recorde de empresas participantes da Colombiatex, principal evento do setor têxtil na América Latina. Mesmo com as dificuldades enfrentadas este ano, o Texbrasil continua buscando ferramentas para auxiliar as marcas e, ao longo dos últimos meses, vem realizando ações online como rodadas de negócios virtuais, lives com grandes nomes do varejo mundial e o apoio de empresas em marketplaces virtuais.

O Programa também segue criando estratégias, sempre alinhado com os temas em destaque no cenário mundial. Pensando nisso, no último convênio foi criado o Brazilian Sustainable Fashion League. A iniciativa pretende criar uma liga de empresas que seguem parâmetros sustentáveis, ou que desejam adequar sua produção nesse sentido, buscando novas capacitações e boas práticas que já são desenvolvidas em outras companhias.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

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