Sultextil e Universidade Caxias do Sul levam estudante de moda à Paris
A Universidade Caxias do Sul (UCS), em parceria com a tecelagem Sultextil, participante do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela Abit e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), anunciou no dia 1º de dezembro os vencedores da 32ª edição do Prêmio UCS Sultextil.
A iniciativa permite que os alunos concluintes do curso de Tecnologia de Design de Moda trabalhem com os tecidos de lançamento da marca e desenvolvam peças conceituais apresentadas em um desfile para julgamento. Um júri composto de cinco profissionais da moda de todo o país se reuniu para avaliar os looks confeccionados e o portfólio criativo e técnico de cada participante. Fidelidade ao tema, execução da peça e inovação estavam entre os critérios de seleção.
A vencedora Julia Varaschin Webber, que teve poucos meses para conceber o trabalho, escolheu o tema ‘Prefiro ser um Cyborg a uma Deusa’. A designer confeccionou quatro looks com três peças cada um, mas só uma das composições é a desfilada na premiação. Ela explica a escolha: “Nosso corpo está ficando obsoleto. Não nos importaria ser mais parecidos às máquinas em troca de posse de mecanismos que nos poupem trabalho, ferramentas que salvam vidas, comodidades atraentes e diversões sedutoras. Pode parecer um pouco futurista demais num primeiro momento, mas pesquisando a fundo, já estamos passando por esse processo”, define Webber.
Julia recebeu como prêmio uma viagem à Paris para conhecer as principais feiras internacionais de moda. Além disso, a jovem estilista espera que, com a condecoração, possa ter mais trabalho. “A ideia é aumentar a atuação no ramo de figurino, pois une o que eu amo: pesquisa e criação. Meu objetivo é encantar pessoas, e se eu puder fazer isso de alguma forma, estou feliz”, disse.
As estudantes Roberta Haefliger Martins e Franciele Pavoni também foram homenageadas em segundo e terceiro lugar, respectivamente.