BtoBe abre inscrições para quarta edição do concurso
Começam nesta segunda-feira, 28 de março, as inscrições para a quarta edição do Concurso BtoBe (Brazilians to Be), uma iniciativa do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – que tem como principal objetivo a descoberta, capacitação e promoção de novos estilistas empreendedores no mercado internacional.
Voltado apenas para profissionais já atuantes no mercado, o BtoBe terá uma única categoria: empreendedor de moda – critério adotado desde a edição 2015 do concurso. Podem se inscrever empresas que tenham no máximo cinco anos de existência legal. Sendo assim, o projeto reforça seu objetivo de incentivar e orientar iniciativas jovens e inovadoras, buscando seu crescimento e internacionalização.
As inscrições vão até o dia 11 de abril e podem ser feitas pelo endereço www.texbrasil.com.br/pt/servicos/btobe, onde também consta o regulamento. As empresas devem inscrever apenas um projeto, em um dos segmentos: vestuário feminino, masculino ou unissex, exceto moda infantil. No dia 12 de abril, um júri especializado formado por organizadores do concurso e profissionais do mercado fará a seleção dos três trabalhos vencedores. O resultado será divulgado durante a 1ª edição do BtoBe Demo Day – novo evento do Texbrasil, que visa a apresentar o BtoBe ao mercado como uma plataforma de aceleração de startups de moda, bem como de promoção internacional de negócios – no dia 19 de abril, na cidade de São Paulo.
Os estilistas vencedores terão direito a ingressar no Projeto BtoBe, a expor no BtoBe Demo Day 2ª edição – no segundo semestre de 2016 – e ainda participar de um programa de aceleração customizado desenvolvido pela Tropos Lab, consultoria baseada em Belo Horizonte especialista em startups. A aceleradora tem como objetivo submeter os empreendedores a uma grande carga de informações, de modo que possam testar hipóteses sobre suas empresas, seus produtos e clientes, e chegar a um modelo de negócio que seja economicamente sustentável.
“Os vencedores receberão consultoria, treinamento e mentoria em temas estratégicos para o crescimento de seus negócios, além de passarem a fazer parte do programa Texbrasil, onde receberão apoio para participar de ações internacionais de negócios”, comenta Evilásio Miranda, gerente de moda e design do Texbrasil.
Lançado em setembro de 2013, em uma iniciativa do Texbrasil em parceria com a Casa de Criadores, o BtoBe é uma competição anual que veio para substituir o Ponto Zero e ampliar a atuação para profissionais de todo o Brasil. Nas edições anteriores, o projeto incluiu uma categoria para estudantes de moda, que concorriam com uma coleção autoral criada especialmente para o projeto.
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