Salvador recebe Circuito Abit/Texbrasil

05/04/2016

Empresas do setor têxtil e de confecção da Bahia prestigiaram, no dia 30 de março, a edição do Circuito Abit/Texbrasil – Competitividade e Internacionalização. O evento realizado pela Associação em parceria com a Apex-Brasil por meio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira) aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador.

O diretor superintendente da Abit, Fernando Pimentel, apresentou o panorama atual e perspectivas do setor. Segundo ele, o aumento das exportações e a substituição das importações podem ser consideradas como oportunidades. “Além do câmbio favorável, as empresas devem buscar a melhoria da gestão para ingressar no mercado internacional”, destacou.

Nesse contexto, a analista de projetos industriais da Abit, Mariana Correa, explicou de que forma o Programa Texbrasil pode auxiliar quem têm interesse em exportar. A especialista também observou aspectos sociais e econômicos da sustentabilidade nas empresas, além de padrões internacionais adotados sobre o tema. “Indústrias sustentáveis se diferenciam no mercado global”, reforçou. Confira a apresentação completa.

O assunto despertou a atenção da empresária Eunice Habibe. “Após essa apresentação, tenho ainda mais certeza da importância desse tema para a saúde da minha empresa. São informações vitais”, ressalta a proprietária da grife Maria Fernanda, de moda feminina. “Precisamos nos aproximar de uma realidade que estamos afastados”, complementa ela.

Os empresários também assistiram a palestra de Sergio Alberto Brentano, da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), sobre as atividades desenvolvidas pelo centro de análises de fibras de algodão. Já Hilceia Patriarca, coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN), mostrou como o Programa de Competitividade para Internacionalização prepara empresas baianas para o mercado externo. Por fim, as tendências tecnológicas para o setor têxtil e de confecção foram destacadas por Flavio Bruno, da Gerência de Estudos Prospectivos e Projetos Especiais do Senai-Cetiqt.

O Circuito Abit/Texbrasil na Bahia contou com o apoio do Sindicato da Indústria do Vestuário de Salvador e Região (Sindvest), do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest), do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem do Estado da Bahia (Sindifite-ba) e do Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais no Estado da Bahia (Sindifibras). Itinerante, o evento já circulou por diversas regiões, como Divinópolis (MG), Belém (PA), Caxias do Sul (RS), Maringá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Brusque (SC), entre outras.

 

Ver todas as notícias

abit, Apex-Brasil, Circuito Abit/Texbrasil, texbrasil