Comitê Gestor do Texbrasil se reúne na sede da Abit
Nesta quarta-feira (4), empresas do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira), realizado pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), participaram de reunião do Comitê Gestor na sede da entidade em São Paulo. O objetivo era debater as atividades que serão propostas para o 10º convênio do Programa, que deve acontecer no biênio 2017/2018.
Na parte da manhã, representantes de cerca de 20 empresas dos diversos segmentos atendidos – têxtil, vestuário, tecidos técnicos e não tecidos e cama, mesa e banho – se dividiram em grupos para escolher os mercados prioritários para a atuação internacional dos próximos dois anos.
Durante a tarde, a programação incluiu apresentação do superintendente de políticas industriais e econômicas da Abit, Renato Jardim, que apresentou o trabalho da Associação em negociações internacionais para facilitar o comércio entre o Brasil e nações como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos, além de União Europeia e Ásia.
Na sequência, o presidente da Abit, Rafael Cervone, apresentou o panorama atual dos resultados do Programa e expôs as diretrizes e objetivos estratégicos para o próximo convênio. “A nossa missão é trabalhar para promover o posicionamento e a internacionalização da indústria da moda brasileira”, comentou. A gestora do Texbrasil na Apex-Brasil, Isabel Tarrisse da Fontoura, também falou sobre o trabalho da agência e as atividades por ela desenvolvidas.
Por fim, as empresas dividiram-se em grupos de acordo com o segmento a que pertencem para debater e opinar sobre o cronograma de ações dos próximos dois anos. O Comitê Gestor reúne-se semestralmente com o objetivo de acompanhar as atividades do Programa.
abit, Apex-Brasil, texbrasil