Barcelona recebe empresários em Missão de Inovação e Design
Barcelona, considerada hoje uma parada obrigatória para todos os empresários e pesquisadores que queiram vivenciar a inovação, encontrar ideias criativas para o próprio negócio e criar parcerias estratégicas, recebeu representantes das marcas RVB Malhas, Digitale Têxtil, Coteminas, Dellas Lingerie, Hering, Fakini, Trendt, Maria Pavan e Moovexx, entre os dias 23 e 27 de maio, para a Missão de Inovação e Design. A agenda foi resultado de uma parceria entre o Instituto Europeo di Design e o Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Entre os pontos fortes, Renato Benvenuti, vice-presidente da RVB Malhas, destaca a qualidade e o conhecimento dos professores do IED: “são realmente muito bons, pois além de serem consultores de mercado, sabem transmitir com segurança excelentes conteúdos”. Ele também ressaltou que “as visitas em sua maioria foram bastantes enriquecedoras e inspiradoras”, e que pontos importantes como visão de mercado global, megatendências, novos materiais e modelos de negócios foram abordados.
Amelia Malheiros, representante da Cia. Hering, do SCMC (Santa Catarina Moda e Cultura) e da Fundação Hermann Hering, também enfatizou o acesso a profissionais com experiência, tanto acadêmica quanto prática. “As visitas foram ótimas e bem guiadas, com conteúdo muito relevante para aplicação em nossas empresas”, comenta. As trocas entre os profissionais das empresas brasileiras participantes da missão também foram um ponto alto para ela, que achou a viagem muito produtiva e proveitosa.
Os representantes revelaram também que já planejam colocar os conhecimentos e experiências adquiridos na missão – que contou com palestras, workshops e visitas a empresas, centros tecnológicos, escritórios de design e museus de referência – em prática nas empresas. “Ferramentas de brainstorm e outros métodos ensinados serão utilizados para a constituição de um comitê interno que fomente a inovação e principalmente percepção de valor de nossos clientes, de nossos produtos e serviços. Esse comitê nos ajudará a formatar uma reformulação de nossa estratégia e mudança gradativa de nossa cultura interna”, comenta Renato. Amelia adiciona: “meus próximos passos serão repassar os conhecimentos para as demais áreas da empresa pois temos desafios que são contínuos”.
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