Algodão colorido orgânico participa da Bienal Émergences na França

30/09/2016

A marca paraibana Natural Cotton Color foi convidada para representar o Brasil na Biennale Émergences – Métiers d’Arts x Design, de 13 a 16 de outubro em Pantin, na grande Paris. O evento promove a criação contemporânea associada ao trabalho artesanal em toda a sua diversidade, entre eles, as criações têxteis – para a moda e para a decoração. Com 15 anos de história, a marca que produz moda feminina, masculina, infantil e acessórios com algodão colorido orgânico, integra o Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Em sua quarta edição, a mostra que reúne centenas de expositores apresenta como tema o resgate dos tingimentos vegetais. Muitos atores da criação têxtil e da moda estão trabalhando para redescobrir e adequar estas técnicas para o contexto industrial. Para Francisca Viera, CEO da Natural Cotton Color, o evento é uma oportunidade para mostrar o diferencial do produto, base da sua produção. “Nosso algodão já nasce colorido, sem uso de corantes, ou seja, nós somos a inovação dentro deste evento”, diz.

O Brasil deve surpreender em sua exibição na França. O algodão colorido é uma inovação tecnológica de uma matéria-prima natural, resultado de pesquisa sobre seleção genética. A pluma do algodão já nasce em tons que vão do bege ao marrom sem precisar passar por processo de tingimento de nenhum tipo e, por isso, não gera impacto ambiental.  Estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa – comprovam que, no processo produtivo, há uma redução de 87,5% de consumo de água se comparada a produção de camiseta com algodão colorido a uma camiseta comum, tingida pela indústria.

Francisca destaca a importância da participação na Biennale Émergences: “em uma mostra internacional, o nosso algodão colorido está além da nossa marca, ele representa o Estado, representa o país”, diz. De acordo com a CEO, apesar de todo o diferencial e dos esforços da Associação Brasileira da Indústria Têxtil – Abit e da agência Apex-Brasil, ainda há pouco conhecimento sobre esta matéria-prima. “As grandes marcas de moda ainda não desenvolveram produtos com o algodão colorido da Paraíba. Assim, é sempre necessário atuar e aproveitar todas as oportunidades para expandir o conhecimento sobre o algodão colorido orgânico produzido no estado”, reforça.

A Natural Cotton Color vai representar o Brasil na França com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PB) e do Serviço Nacional da Indústria (SENAI) por meio Comitê Gestor do Arranjo Produtivo Local – APL de Confecções e Artefatos de Algodão Colorido do Estado da Paraíba.

Ver todas as notícias

abit, Algodão, algodão colorido, Apex-Brasil, Natural Cotton Color, texbrasil