Haco e Orbitato compõem parceria com foco em sustentabilidade
Refugos têxteis. Essa foi a matéria-prima que uniu mais uma vez a Haco e o Instituto Orbitato em uma parceria que teve o resultado exposto durante a Febratex 2016. O trabalho, que começou antes do evento, consistiu em elaborar alguns painéis com resíduos produzidos pelos teares e que estavam fora dos processos de reaproveitamento da companhia, que é participante do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
“Ao olhar para dentro da Haco, vimos que existe uma grande quantidade de material residual do processo produtivo, que é um material lindo, que não pode mais ser utilizado dentro da lógica de aproveitamento normal”, conta Celaine Refosco, diretora do Instituto Orbitato.
O projeto nasceu da demanda de dar uma melhor finalidade aos refugos gerados pelas máquinas e da necessidade de criar uma assinatura para o estande da empresa na feira. “Pensamos em falar da Haco moderna, que lança produtos e que atende mais de oito mil clientes, mas queríamos falar também da Haco que faz produto 100% algodão e tenta fazer um pouco desse resgate do natural”, explicou Bruno Brandão, gerente de marketing da empresa.
abit, Apex-Brasil, Haco, texbrasil