Empresa desenvolve teste que facilita a identificação de tecidos que podem ser tratados com tecnologias sustentáveis

19/09/2017

O teste foi apresentado pela empresa Jeanologia, no marco de Dornbirn Man-Made Fibers, realizado entre os dias 13 e 15 de setembro na Áustria

 

A LSF (Light Sensitive Fabric) permite analisar a reação dos tecidos com processos sustentáveis, especialmente ao laser, para conseguir os aspectos desejados e lavados, proporcionando uma redução de água, químicos e energia. Graças a esta ferramenta é possível reduzir a emissão de carbono no meio ambiente nos processos de acabamento.

“É primordial escolher o tecido adequado, sobretudo se o mesmo usa a tecnologia laser pois cada tecido possui propriedades diferentes e isso supõe um resultado final diferente. Para otimizar o processo de acabamento e saber a reação do tecido, este teste ajuda a saber se o uso do laser é suficiente para conseguir o lavado ou look desejado”, explica Begoña García, gerente de projeto de Jeanologia.

O LSF classifica os tecidos de acordo com a reação ao Laser, avaliando a escala de cinzas, a eficiência na imitação de rotos naturais e a evolução visual com as soluções a laser da Jeanologia. Entre elas encontra-se a Light PP Spray, que evita o nocivo uso do Permanganato de Potássio, e o Light Scrapper, que substitui o lixado manual.

O sistema da Jeanologia responde às exigências das tecelagens, produtores de tecidos e lavanderias de trabalhar em conjunto para conseguir um acabamento das peças de maneira mais eficiente e sustentável.

O MFC (Man-Made Fibers Congress) em Dornbirn foi realizado entre os dias 13 e 15 de setembro, com 800 participantes de 30 países e com 100 conferências centradas em inovações em fibras, têxtis e tecidos. Nesta 56ª edição, o congresso coloca especial atenção à sustentabilidade, à redução de emissões, tratamentos ecológicos e gestão de resíduos líquidos.

 

Fonte: Canaintex

 

Ver todas as notícias

Inteligencia Competitiva