Varejo de moda cresce 6,3% no Peru em 2017
De acordo com os números parciais publicados pela Câmara de Comércio de Lima (CCL) e o escritório do consumidor, o varejo de moda no Peru cresceu 6,3% em 2017. A demanda por marcas locais registrou um aumento de 2,7% em relação a 2016 e espera seguir a tendência neste ano.
Tradicionalmente, o mercado peruano responde de forma mais efusiva às marcas estrangeiras de moda, calçado e beleza. No entanto, 2017 mudou esse padrão, com um aumento percentual maior na demanda por marcas locais do que marcas internacionais.
De acordo com o último estudo realizado por shoppings voltados para as classes A e B de Lima, a capital do País, as lojas dos complexos comerciais de maior afluência na cidade têm uma relação de três marcas estrangeiras para cada duas marcas locais.
A campanha de compra peruana e a apropriação orgulhosa das fibras de algodão alpaca e Pima, juntamente com a valorização dos ofícios têxteis peruanos no exterior, refletiram positivamente no consumo. Itens básicos como camisas polo, t-shirts e casacos com insumos e mão de obra local estavam entre os itens com os maiores aumentos no consumo.
Mesmo com o aumento da demanda por marcas locais, as marcas internacionais continuam a dominar o mercado de varejo e moda no país. H&M, Forever 21, Gap, Banana Republic, Brooks Brothers, Kipling, Cat, Nike, Adidas e Hugo Boss estão entre as preferidas dos segmentos A e B da economia.