Tornar a sustentabilidade acessível é um grande desafio na Índia
Em muitos casos ser sustentável têm um custo financeiro adicional. É por esse motivo que tornar a sustentabilidade acessível é um grande desafio em todos os setores industriais.
A nova marca interna da Eastman Export, Huetrap, está tornando sustentável todo o processo têxtil, fabricando produtos de forma ética e ambientalmente responsável. “Nossos produtos são tingidos com 90% de água reciclada e apenas 10% de água doce. Assim, cada kg de tecido é tingido com menos de 5 litros de água doce (30 a 80 litros é a média global)”, disse o diretor da empresa Cibi Karthic.
Além da água, a marca indiana também utiliza processos eficientes no uso da energia: levam 10% a menos de energia consumida durante o processo de fabricação. E cerca de 20% da energia usada no processo de produção é de fontes renováveis.
No entanto, os custos da sustentabilidade são altos. Um deles é o tratamento de água suja na fábrica de tingimento. “Mas temos que fazer isso porque, se não o fizermos, o custo é um futuro mais sujo”, diz Karthic.
Na Índia uma grande parte da população não pode pagar por um estilo de vida completamente sustentável, apesar de estar ciente das consequências. E segundo Karthic esse é o maior desafio no país, tornar a sustentabilidade acessível.
Fonte: Fibre2Fashion