O impacto da Copa e da pluralidade nas semanas de moda masculinas de 2018

28/05/2018

Junho está chegando e, com ele, a temporada de semanas de moda masculina. No entanto, também vem a Copa do Mundo de Futebol, que deve — se não esvaziar as fashion weeks — minar o noticiário sobre a temporada.

Londres e Florença, as duas primeiras, devem sofrer menos o impacto dos jogos. Mesmo que fiquem mais confinadas a quem trabalha em negócios relacionados à moda, há um fenômeno importante de se observar: o que vai acontecer com esses eventos depois do genderbender, movimento que leva  cada vez mais as  grifes a unificarem a apresentação da coleção masculina e feminina — mantendo o desfile na semana feminina.

Apesar desse movimento, há sinais de que possa haver uma recuperação da moda masculina, como o relançamento da coleção para eles da marca Roberto Cavalli. Também não podemos esquecer que, durante a Copa, acontece a estreia de Kim Jones na Dior e de Virgil Abloh na Louis Vuitton durante a Semana de Moda de Paris.

A nossa aposta: o mundo deixou de ser binário (masculino x feminino) para ser cada vez mais plural. E, nessa visão de pluralidade, tem de haver espaço para todos, inclusive para quem é mais tradicional e quer comprar roupa em uma loja de moda masculina ou feminina.

Confira o calendário das semanas de moda aqui.