O fenômeno das editoras de moda e de beleza que se tornam influenciadoras digitais
Depois de muitos anos torcendo o nariz para as blogueiras, chegou a vez das editoras de moda e de beleza se tornarem verdadeiras influenciadoras digitais.
Muitas destas jornalistas já retrucaram contra o trabalho dessas profissionais, que tiveram que conquistar seu espaço — e seu público — abaixo de severas críticas. As influenciadoras, porém, acabaram criando seu espaço, assim como fazem agora as editoras, só que com mais facilidade. Elas perceberam que dominavam como ninguém o conteúdo e que tinham acesso a produtos e roupas muito antes que as próprias blogueiras. E agora usam isso a seu favor.
Lá fora, impossível não pensar em nomes como Giovanna Battaglia (828 mil seguidores no Instagram), Carine Roitfeld (1,2 milhão), Anna Dello Russo (1,4 milhão) e Miroslava Duma (1,6 milhão). Elas foram precursoras de um movimento que já acontece no Brasil.
Vic Ceridono deu início ao seu blog de beleza, o Dia de Beauté, mais ao menos ao mesmo tempo em que começou a atuar em revistas. Mas ficou mesmo conhecida como editora de beleza da Vogue. Hoje o perfil no Instagram do Dia de Beauté tem 187 mil seguidores e o seu perfil pessoal, 523 mil. Impossível também não pensar em Lilian Pacce, que há anos mantém o programa GNT Fashion na TV. Em paralelo, criou o site Lilian Pacce. Hoje ela tem 216 mil seguidores no Instagram.
Há outros exemplos, mas o importante é ficar de olho nesse fenômeno pois, assim como as blogueiras, elas também ditam — ou pelo menos referendam — tendências e comportamentos.
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