Tecnologia wearable do “supersuit” pode ajudar mobilidade de idosos

18/07/2018

À medida que a população mundial envelhece, muito mais pessoas experimentarão desafios com mobilidade. Uma solução? Roupas que realmente ajudam o usuário a se mexer. É a tecnologia wearable (vestível, em tradução literal) ajudando a resolver esse problema social em larga escala.

Com o crescimento do envelhecimento da população, uma complicação potencial diz respeito à mobilidade. À medida que os indivíduos envelhecem, fica mais difícil de se mover com facilidade – algo que pode prejudicar a qualidade de vida e representar um desafio em escritórios, espaços públicos e residências.

A nova tecnologia wearable projetada pela Seismic, “SuperSuit”, um tipo de colete leve e confortável, que trabalha os músculos do usuário para ajudar a aumentar sua força. Os “músculos elétricos” do traje, movidos por minúsculos motores, se contraem de uma maneira que imita o músculo humano. Esses músculos elétricos são integrados na roupa ao redor das articulações do corpo e fixados por meio de apertos na roupa, que funcionam como tendões no corpo humano.

Um computador e sensores que acompanham os movimentos do corpo também são integrados ao traje e seu software informa aos músculos da roupa quando devem ser ativados. Os componentes de tecnologia rígida, como motores, baterias e painéis de controle, são incorporados em casulos hexagonais, projetados para o máximo conforto.

Liberdade para se movimentar

“Neste momento, os únicos tipos de produtos que podem ajudar as pessoas são os andadores e bengalas. A outra opção é ficar em casa ou limitar suas atividades. E a maioria das pessoas escolhe isso porque não quer se associar com esse tipo de produto”, diz Rich Mahoney, fundador e CEO da Seismic.

Para manter a roupa elegante e a sua função discreta, a Seismic trabalhou com o designer Yves Béhar. “O objetivo é fazer um produto que você realmente quer usar, não aquele que você tem que usar. O conforto é extremamente importante, assim como a estética”, diz Béhar.

Seismic pretende lançar este processo, o primeiro item na sua gama de roupas com energia, no final do ano em mercados como os EUA, Japão e Reino Unido.

Fonte: BBC