Texbrasil lança Consultoria de Sustentabilidade voltada para o posicionamento no mercado internacional

17/08/2018

 

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Pensando em disponibilizar ferramentas que contribuam para o aumento da competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional, o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) — lança uma consultoria especialmente desenvolvida para auxiliar a implementação de práticas de sustentabilidade nas empresas do setor.

 

A assessoria individual tem como público-alvo empresas do Programa de todos os níveis, das iniciantes às exportadoras. Durante os encontros, os profissionais aprendem sobre a adequação de práticas de produção a padrões de sustentabilidade internacionais e os principais atributos valorizados globalmente para quem deseja se diferenciar em mercados cada vez mais exigentes.

 

Os encontros individuais, com duração total de 20 horas, serão conduzidos pelo professor Weber Amaral, Ph.D pela Universidade de Harvard em Biologia Evolucionária e professor da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da consultoria Venture Partners do Brasil.

 

Um dos insumos da capacitação são os resultados da avaliação do nível de maturidade sustentável da empresa. Para isso, Weber utiliza a ferramenta Tex Index Brasil – Índice de Sustentabilidade da Cadeia Têxtil e de Confecção – que analisa a governança e a responsabilidade social e ambiental das empresas.

 

Em entrevista ao Texbrasil, o profissional explica o contexto atual do mercado internacional e como a adequação da sustentabilidade nos processos produtivos pode ajudar empresas brasileiras a se tornarem mais competitivas nacional e internacionalmente.

 

Texbrasil: Na sua opinião, por que é importante que as empresas façam o autodiagnóstico por meio da ferramenta Tex Index Brasil?

Weber: Além de trazer os indicadores que estão sendo utilizados globalmente, com a ferramenta, conseguimos verificar em que pontos podemos melhorar e como podemos desenhar um plano de ação que vai potencializar a performance e as mudanças.

 

Texbrasil: No contexto da indústria têxtil e de confecção, o senhor acredita que as empresas brasileiras têm consciência ambiental e social? O mercado internacional exige isso?

Weber: A maior parte das empresas desse segmento aqui no Brasil possui essa consciência. Seja porque os consumidores estão demandando, ou elas já perceberam que ao serem mais eficientes melhoram o aproveitamento de recursos e conseguem produzir os mesmos volumes com uma quantidade menor de insumos. No meu ver, hoje estamos em transição de uma trajetória linear – regida pela extração, produção e descarte – para uma circular, na qual os negócios são sistêmicos e fazem com que os rejeitos virem insumos para outras cadeias.

Com a Consultoria de Sustentabilidade, queremos mostrar que esse caminho vai além de atender as obrigações legais. É um caminho para a competividade, uma vez que ao adotar práticas responsáveis na produção, as empresas se antecipam, saindo na frente.

 

Texbrasil: E qual é o maior desafio em relação à competitividade global para as empresas que decidirem seguir uma jornada mais sustentável?

Weber: Acredito que é conseguir construir narrativas efetivas que mostrem ao consumidor o valor do produto que está comprando. Não estou falando de preço, preço é outra coisa. Estou falando do valor do material produzido de maneira responsável, com o rigor de países como o Brasil, que tem um regime ambiental e trabalhista avançado.

 

Para saber mais sobre todas as etapas da capacitação em sustentabilidade, acesse o material. Dúvidas ou interesse? Entre em contato com Fernanda Garavello pelo e-mail fernanda@abit.org.br.

 

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Sobre a Venture Partners do Brasil

A VPB é uma empresa independente, fundada há mais de 15 anos com foco na inovação, sustentabilidade, economia circular, finanças e investimentos. Formada por profissionais com habilidades complementares, os consultores da VPB acumulam experiências do mundo empresarial, público, nacional e internacional. Atualmente trabalha com diversos projetos e também fornece apoio administrativo às empresas de pequeno e médio porte no desenvolvimento de novos modelos de negócio para a geração e utilização de novas práticas e políticas associadas à sustentabilidade.

 

Sobre Weber Amaral

Weber Amaral é professor da ESALQ, USP, Piracicaba, desde 1997.  Obteve seu Ph.D e M.A pela Harvard University, nos Estados Unidos. Possui também título de mestrado pela ESALQ. Seus interesses profissionais incluem inovação tecnológica e capital de risco, bioenergia, bioprodutos e políticas públicas associadas a estes temas. Atualmente coordena o projeto de implantação do Parque Tecnológico Piracicaba, uma iniciativa do Governo de São Paulo e da Prefeitura de Piracicaba.