China aumenta encargos trabalhista em 2019
A partir de 2019, o órgão responsável pelo recolhimento de encargos trabalhistas da China será alterado. Isto porque os avanços recentes da indústria de confecção chinesa não vieram acompanhados por melhora nas condições de trabalho. Em geral, os trabalhadores do setor não estão amparados por qualquer tipo de seguro social, que cubra aposentadoria, acidentes, maternidade, entre outros itens.
Hoje, tal atribuição pertence aos institutos locais de seguridade social. Em 2019, a coleta será feita pelos órgãos de receita e locais que têm maior controle e dados sobre as empresas. Com isso, espera-se que aumente a fração de empregados que participam e contribuem para o programa de seguridade social do país.
Ainda há dúvidas em relação aos problemas que a mudança deverá gerar, como aumento do custo de mão-de-obra e administrativo; ou se haverá muita resistência por parte dos trabalhadores em realizar as contribuições. De todo modo, as empresas chinesas já estão se preparando para o novo regulamento.
Fonte: Just-Style.