Relatório aponta mudança na configuração do mapa mundial de fornecedores
A consultoria McKinsey & Company divulgou novo relatório denominado “Is Apparel Manufacturing Coming Home?” (A manufatura de confecções está voltando para casa?), em que revela que o aumento dos custos na China e a necessidade das grifes internacionais apresentarem novidades em intervalos cada vez mais curtos está mudando a configuração mundial do mapa de fornecedores.
A produção em países de baixo custo – e geograficamente mais próximos – tem se mostrado atrativa às marcas ocidentais. Fabricantes que atendem ao mercado americano veem o México como uma possibilidade, enquanto a Turquia emergiu como um parceiro importante para as marcas que vendem na Europa.
Em 2005, o custo da mão-de-obra na China representava cerca de um décimo do mesmo tipo de custo nos EUA. Atualmente, já corresponde a um terço. Acrescentando a este fator, aquilo que as empresas poupam com menores despesas e taxas diversas cobradas em países vizinhos – sourcing de proximidade –, a atratividade torna-se ainda maior.
À medida que uma empresa agiliza a colocação de seus produtos nas lojas, ela consegue testar e promover mais tipos de mercadorias. Além disso, pode aumentar volumes e taxas de sell-through (proporção entre mercadoria recebida e mercadoria vendida), reduzir estoques e evitar o enfraquecimento da marca, resultante da realização de saldos e liquidações.
O principal obstáculo para substituir um fornecedor distante por outro mais próximo reside no fabricante de tecidos. Hoje, grande parte desses produtos é feita na Ásia. Logo, mesmo que as empresas de vestuário queiram se fortalecer no México ou na Turquia, ainda assim, terão que importar tecidos chineses, o que acarreta custos. Por isso, muitas marcas ocidentais tendem a manter suas plantas no Oriente.
Em um mercado altamente concorrencial, uma cadeia de suprimentos rápida e flexível garante aos fabricantes pronta resposta às necessidades e exigências dos consumidores, inclusive daqueles que realizam suas compras pela Internet.
Fonte: Portugal Textil