Segundo dia começa com previsões sobre a economia e o impacto do varejo

15/01/2019

O segundo dia no NRF Big Show iniciou com uma conversa com a ex-presidente do FED, Janet Yellen, e a especialista em varejo, Kara Swisher sobre os caminhos da economia americana, que tem mostrado dados consistentes de um crescimento sustentável, com criação de empregos (2,6 milhões em 2018), pouca inflação, crescimento dos salários e baixo preço dos combustíveis.

No entanto, diversos economistas tem previsto que os EUA podem estar à beira de uma recessão, principalmente devido ao ciclo de crescimento já estar durando mais do que o comum. Para a ex-presidente do FED,  a possibilidade de uma recessão existe, mas os números realmente não estão mostrando isso.

Ela comenta que o maior risco interno hoje é a demora ainda maior para a aprovação do orçamento do governo, que poderia causar uma queda na confiança dos consumidores. A diminuição do crescimento global e as “guerras comerciais” também não jogam à favor. A especialista insiste, porém, que não há perigo de uma recessão no curto prazo.

Do lado do varejo, temos visto uma década seguida de crescimento de vendas. Para Swisher,  o setor se aproveitou do momento econômico americano. Os investimentos feitos em tecnologia e inovação pelas empresas tiveram grande impacto para que muitos preços não subissem, contendo a inflação e permitindo aumento dos salários.

Além disso, a preocupação do setor com as pessoas foi fundamental para que os empregos não fossem simplesmente substituídos por novas tecnologias. Swicher  ainda conta que novas profissões devem continuar a aparecer no varejo.