Presidente do Alibaba nos EUA dá conselhos e fala sobre o futuro da empresa

15/01/2019

O presidente do Alibaba nos EUA, Michael Evans,  líder de uma  uma das maiores empresas de varejo do mundo, contou como está se preparando para os próximos anos.

Para Evans, o modelo do Alibaba é muito diferente do apresentado pela Amazon,  pois não compete com as marcas que vendem em sua plataforma e os dados obtidos são compartilhados. A empresa busca cada vez mais permitir que marcas tradicionais tenham uma presença fantástica online.

Muito se fala do futuro do Alibaba na China, que busca uma digitalização total das operações de varejo — inclusive, esse  objetivo é chamado de “new retail” pelo fundador, Jack Ma. Porém a empresa tem ambições globais também. Atualmente  está trabalhando em 3 frentes de sua expansão internacional:

1 – China como importador – O Alibaba é um ótimo parceiro para acessar o mercado Chinês

2 – B2B – Muitos produtores chineses estão exportando através das plataformas do Alibaba, principalmente para outras empresas que distribuem localmente.

3 – Alibaba Internacional – A empresa está trabalhando para entrar com força em outros mercados além do Chinês. Esse movimento está começando pela Ásia, porém eventualmente deve chegar a Europa e EUA.

Para quem tem interesse usar o Alibaba para entrar na China, Evans dá uma dica: “O consumidor chinês é curioso, gosta de novidades, é extremamente focado no Mobile e tem cada vez mais dinheiro para gastar. Mas para ser bem-sucedido nesse mercado é preciso pensar a longo prazo. A construção de marca e do relacionamento com os clientes leva tempo e resultados consistentes só são conseguidos com um relacionamento forte com os clientes”.