Sete previsões para o futuro do varejo

15/01/2019

O segundo dia do evento terminou com uma palestra empolgante do fundador da Gartner L2, Scott Galloway. O professor de business da NYU fez previsões para o varejo americano nos próximos anos.

Galloway, que antecedeu no início de 2018 que a Amazon compraria o Wholefoods, trouxe sete dos seus famosos insights.

1. The break up: algum país da América latina ou da Europa deve banir empresas como Facebook e Google, assim como a China fez. Galloway acredita que essas empresas estão prejudicando o país.

2. Amazon Spins AWS: a amazon deve separar a AWS de seu negócio, principalmente devido ao receio de que algum órgão anti trust entre em conflito com a empresa. Isso dificultaria que uma eventual investigação afetasse um dos negócios mais rentáveis da companhia.

3. Big Health: o setor mais propício para receber grandes investimentos e ter inovações disruptivas é o da saúde. Existe uma possibilidade grande de que esse seja um dos próximos investimentos a serem feitos pela Amazon.

4. Recurring revenue: os modelos de negócio que fidelizam os clientes, como os de assinatura, devem crescer cada vez mais e aparecer mais no varejo.

5. Woke as business Strategy: as empresas devem, cada vez mais, tomar posições políticas. Isso deve ocorrer principalmente com empresas de produtos que tem apelo aos mais jovens e de alto valor agregado alto, pois a maioria desse público tem um pensamento progressista.

6. Identity: as empresas começarão a ranquear e seus clientes pelo seus padrões de consumo e de vida e dar benefícios aos que tiverem mais pontos. Sendo possível ainda que pessoas com pontuações baixas não possam frequentar determinados ambientes.

7. Immunities: alguns executivos de grandes corporações de tecnologia devem começar a perder sua “imunidade” e podem inclusive perder seus cargos. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook é um candidato devido a suas atitudes não transparentes nos últimos escândalos.