Organização têxtil europeia propõe medidas para fortalecer o setor na região
Por conta da pandemia, o setor têxtil e de vestuário foi duramente impactado na Europa em 2020, e segundo a The European Apparel and Textile Organisation (EURATEX) agora é o momento para a Comissão Europeia e seus Estados Membros estabelecerem condições para a competitividade do setor e o fortalecimento de sua indústria de base. Para esse fim, a EURATEX sugeriu algumas medidas a serem tomadas.
Inicialmente, a Europa deve implementar uma vigilância mais eficaz no mercado, evitando a concorrência desleal e garantindo condições de concorrência equitativas. Então, a Europa deve apoiar a transição para uma indústria mais sustentável e digital através de fundos e programas específicos.
Outra medida proposta é uma abordagem autônoma do mercado ao avançar em pautas de sustentabilidade e de economia circular.
A Europa também deve ajudar os sistemas e institutos de educação a desenvolver conhecimentos sobre o setor. E por fim, os países devem ter uma abordagem coerente ao legislar em diferentes áreas, sem prejudicar a indústria.
De acordo com a Organização, se a Europa perder essa oportunidade para implementar uma recuperação, aproveitando as normas de consumo e ambientais já estabelecidas para proteger a qualidade dos produtos oferecidos na região, ela arrisca comprometer um setor essencial que afeta muitos outros setores, uma vez que o setor têxtil está ligado a muitas indústrias.
Disponível em: https://bit.ly/37Njgun