Marcas brasileiras projetam USD 11 milhões em negócios após a Colombiatex
Entre os dias 18 de janeiro e 05 de fevereiro aconteceu a primeira edição 100% digital do mais relevante evento do setor têxtil da América Latina, a Colombiatex de Las Américas. A delegação brasileira presente na feira projeta realizar USD 11 milhões em negócios nos próximos 12 meses.
As 21 marcas do grupo do Brasil participaram do evento com o apoio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) — e fecharam USD 800 mil durante as três semanas de negociações online.
A delegação contou com a presença das seguintes empresas: Canatiba, Cataguases, Cedro, Coltex, Covolan, Dalila Têxtil, Ecotag, Hyosung, La Estampa, Latina Têxtil (Diklatex), Linhas Triche, Lunelli, Paramount, Rosset, Santaconstância, Santanense, Santista, Spa Têxtil, Tecelagem Macias, Textil J. Serrano e Vicunha.
Segundo a organização da Colombiatex, a edição digital recebeu 69 mil visitantes de países como Equador, Peru, México e Estados Unidos. Além disso, 3.300 compradores, de 28 países, visitaram o evento.
Novo formato
A primeira edição digital da Colombiatex aconteceu por meio de plataforma desenvolvida pela Inexmoda, organizadora do evento. Para a gerente de marketing da Diklatex, Carla Mager, apesar dos contratempos, a plataforma digital permite uma ampliação natural dos negócios, ao buscar clientes de forma ativa. Entre os países que geraram negócios para a marca estão Chile, Guatemala, El Salvador, Estados Unidos e Colômbia.
Segundo a Diklatex, ainda que com as incertezas do momento atual, participar da feira é essencial. “A Colombiatex representa ampliação de mercados, visibilidade e fortalecimento de marca. O evento nos permite captar leads para gerar futuros negócios e expor nossos produtos com toda a percepção de valor que nossa marca se propõe”, explica Carla.
A gerente executiva do Texbrasil, Lilian Kaddissi também aponta a importância da Colombiatex para o setor: “Como uma das principais feiras do segmento, a Colombiatex oferece atrai compradores de alto nível da América Latina. Para as marcas brasileiras, esse contato é essencial para expandir o mercado para toda a região”.
A versão física do evento, que aconteceria em janeiro, deve ser transferida para julho.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Colombiatex 2021