Em live promovida pelo Texbrasil, consultoria global destaca 10 tendências de tecnologia para 2021

16/04/2021

Em março, o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) – resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) –  realizou uma live em parceria com a consultoria global Bain & Company.

Na ocasião, a vice-presidente do escritório de Paris da Bain, Truc Mai Dupont Vohong, divulgou uma pesquisa realizada pela empresa sobre as principais tendências de tecnologia para 2021. O evento, mediado pelo presidente da Abit, Fernando V. Pimentel, contou ainda com a participação de Alfredo Pinto, sócio e office head da empresa na América do Sul. 

A pesquisa apresentada consultou empresas de todo o mundo para detectar oportunidades para que as empresas aprofundem seus conhecimentos e investimentos em tecnologia, visando mais produtividade, menos desperdício e sustentabilidade nos processos. Conheça as 10 tendências abaixo: 

  • Inteligência Artificial

Segundo a pesquisa, a IA pode ser aplicada em ações de manutenção preventiva, monitoramento de motores, redução no uso na largura de banda de internet, implantação de manufatura avançada, entre outros. 

  • 5G

A pesquisa ainda relaciona Inteligência Artificial com o 5G, que deve alcançar uma produção econômica global de USD 13,2 trilhões, gerando 22,3 milhões de empregos até 2035. O 5G pode inaugurar uma era de comunicação maciça máquina a máquina, possibilitando o uso de IA em todos os dispositivos, desde manutenção, produção, venda e estoque. Além de vários outros processos que se manterão em contínua e estável conexão, a partir da captação de dados.

  • Serviços customizados

Outro avanço tecnológico que deve pautar o futuro diz respeito às informações coletadas de usuários de smartphones, e como ofertar serviços customizados, segundo o perfil das pessoas. Segundo a Bain & Company, haverá 3,8 milhões de usuários de celulares até o final de 2021, e novas tecnologias vão permitir a coleta de informações em tempo real. A pesquisa cita como exemplo seguros para carro. Com informações mais precisas dos usuários, seria possível fazer apólices customizadas de acordo com o perfil dos motoristas. 

  • Acessibilidade

Ainda na temática de Inteligência Artificial, a pesquisa reitera que, para que a tecnologia seja explorada em todo seu potencial, as empresas precisam investir em ferramentas fáceis e simples de usar, que permitam que funcionários mais leigos consigam trabalhar com esses sistemas, ampliando seu acesso. 

  • Cibersegurança

A pesquisa também abordou a cibersegurança como uma questão imprescindível. No cenário da Covid-19, os crimes cibernéticos aumentaram sem precedentes. No entanto, a maioria das empresas superestima seu desempenho quando o assunto é segurança cibernética, sendo que somente 24% das companhias realmente estão cumprindo o padrão adequado. 

Para a Bain, é importante identificar fraquezas na segurança cibernética e desenvolver soluções mais eficientes para proteção de dados. 

  • Força de trabalho

A pesquisa ainda aponta que funcionários trabalhando horas extras e faltas excessivas geram prejuízos de bilhões de dólares para as empresas, e o varejo é um dos principais afetados. De acordo com os dados apresentados, uma forma de reduzir esse prejuízo é apostar em sistemas de gerenciamento da força de trabalho, aumentando a agilidade  e o desempenho operacional. 

  • Saúde

A expectativa global é que, até 2025, o mercado de “big data” na área da saúde alcance USD 700 bilhões. Como uma tecnologia já em crescimento, é essencial investir em ferramentas digitais que agreguem informações médicas dos pacientes. 

Além de agilizar o atendimento, essa tecnologia permite às equipes médicas informações mais detalhadas, oferecendo um tratamento ágil e mais eficaz. 

  • O futuro do RH

A Bain & Company destaca ainda que, até 2025, três quartos da força de trabalho será composta por millenials, o que deve alterar a estrutura das empresas e a maneira como os departamentos trabalham. O principal, segundo a consultoria, é o de Recursos Humanos (RH), especificamente o recrutamento. 

Novas tecnologias podem oferecer soluções inovadoras no recrutamento, gerando mais eficiência no processo, e assertividade na escolha de candidatos. 

  • Economia circular

O tema não é novo, mas tem sido aprofundado nos últimos anos, especialmente após o início da pandemia. A pesquisa aponta que, até 2029, a economia circular vai substituir completamente a economia linear. Com isso, soluções de tecnologia que apoiem esse sistema, desde sites de aluguel de roupas, até ferramentas dedicadas à logística, vão ter crescimento nos próximos anos. 

  • Sem desperdício

Por fim, o 10º destaque tecnológico, assim como a economia circular, é voltado para sustentabilidade. Para a consultoria, a tecnologia deve ser uma grande aliada na diminuição do desperdício, especialmente na alimentação. Citando como exemplo uma empresa americana, a pesquisa mostra que um aplicativo ajuda grandes varejistas alimentares, bem como restaurantes locais e atacadistas a diminuir o desperdício, ao criar formas de comunicação que permitem vender e doar excessos. 

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

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