Panoh aposta em vestuário sustentável e reutiliza resíduos têxteis

30/08/2021
Panoh desenvolve vestuário sustentável e reutiliza resíduos têxteis

A Panoh, marca de vestuário sustentável, apostou em uma solução criativa para evitar o descarte de resíduos têxteis. A empresa, que faz parte do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), – aproveita as sobras para criar diversas peças de vestuário e decoração.

Segundo a fundadora da marca Dani Cataneo, esse trabalho começou há cerca de três anos, quando a Panoh passou a usar tecidos orgânicos. “As sobras ou resíduos do nosso vestuário sustentável vão para algumas das nossas artesãs e costureiras, que fazem tapetes, calcinhas, fronhas e bonecas”, explica.

Além disso, a marca doa resíduos para o projeto “Boneca Esperança”, doando resíduos para a criação dos brinquedos de pano. Com o projeto, a cada peça vendida, outra é doada para ONGs e instituições que apoiam crianças em tratamento oncológico. “Agora também vamos ajudar um projeto que distribui produtos higiênicos para moradores de rua”, comenta Dani.

Lixo zero

A Panoh nasceu em 2016, com o nome de Antique e Chique e, desde o começo, se compromete com uma moda consciente e sustentável. Além do uso de materiais orgânicos, a Panoh desenvolve suas peças com trabalho manual de costureiras, bordadeiras e rendeiras.

Já a escolha pela matéria-prima ecológica foi pensada para criar um processo de confecção mais justo, menos agressivo e também inspirador. “Lixo zero é uma prioridade nossa e sempre buscamos alternativas nesse processo”, conclui Dani.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

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