Empresa espanhola desenvolve solução inovadora para tingimento têxtil mais sustentável

22/03/2022

A empresa espanhola Jeanologia, especializada em soluções tecnológicas com foco em sustentabilidade, anunciou uma nova tecnologia que promete revolucionar o tingimento têxtil. Chamada de “Colorbox”, a tecnologia minimiza o impacto ambiental do tingimento de roupas, reduzindo o uso de recursos e a poluição da água.

Segundo o CEO da empresa, Enrique Silla, o Colorbox usa significativamente menos água, produtos químicos, energia e sais do que os processos tradicionais de tingimento de roupas, permitindo uma pontuação EIM (Medida de Impacto Ambiental, em tradução livre)baixa. A economia média para água e produtos químicos é de 60%, 45% para energia e 76% para sal no tingimento de roupas.

O tingimento é uma das etapas têxteis mais prejudiciais ao meio-ambiente, bem como uma das mais caras. Esta nova técnica permite uma alternativa mais eficiente e sustentável, marcando um momento decisivo na indústria têxtil.

A Jeanologia se dedica a diminuir o impacto ambiental através de tecnologias. Em 2021, por meio de suas soluções, a empresa economizou o equivalente a 18.215.000 m3, o que é suficiente para abastecer o consumo anual de água de um milhão de pessoas.

A empresa está trabalhando para atingir sua meta MissionZero, e eliminar 100% dos resíduos gerados na fabricação e acabamento do Jeans, desde o tecido até a peça finalizada, reduzindo o uso de água a quase zero e devolvendo água limpa à natureza.

No Brasil, eles já realizaram uma parceria com a marca têxtil Malwee, onde colaboraram na construção de um laboratório de desenvolvimento. Com isso, a marca brasileira pode criar um denim inovador, com peças feitas com apenas um copo de água.

Fonte: Yarns and Fibers