Macias Têxtil aposta em produtos mais sustentáveis feitos com PET

28/04/2022
Macias Têxtil

A marca Macias Têxtil, que faz parte do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), – está apostando em soluções mais sustentáveis.

Segundo o diretor industrial da empresa, Heitor Macias, hoje eles trabalham com uma linha feita com fios reciclados de garrafas PET. A linha inclui cinco produtos: Mac Sport Light, tecido em tela com 44% de fios reciclados; New Mac High, tecido em sarja com 53% de fios reciclados; Carmel PET, tecido em rip stop com acabamento impermeabilizado e 60% de fios reciclados; Mac EcoBag, tecido em tela com 39% de fios reciclados e Camberra PET, tecido em sarja e peletizado, com 53% de fios reciclados

Além de estarem disponíveis no Brasil, os tecidos também são comercializados no Paraguai, na Argentina e no Peru. E ainda de acordo com Heitor, a ideia é ampliar a produção sustentável nos próximos anos. “O objetivo da Macias é, até 2024, trocar toda a matéria-prima de poliéster por poliéster reciclado”, explica.

Para isso, a marca conta com a parceria da Repreve, uma marca global especializada na produção de fibras recicladas. “A Repreve nos fornece quantas garrafas plásticas são recicladas para produzir cada metro de nosso tecido. Hoje, fabricamos por ano, já convertendo, 150.000 garrafas. Em 2024, esperamos estar usando 1.200.000 garrafas”, contabiliza Heitor.

Por ser uma marca de atuação mundial, a Repreve fornece a própria tag, que permite que os clientes da Macias possam homologar seus produtos e receber as tags que indicam a origem sustentável das peças.

Além dos planos para ampliar a produção com poliéster sustentável, a Macias ainda pretende retomar a linha Bio-D, feita com fios Amni Soul eco. Segundo Heitor, o desenvolvimento da linha teve que ser pausado durante a pandemia, mas a empresa pretende voltar a usar o fio, que tem rápida decomposição após o descarte, ainda no segundo semestre deste ano.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

fio reciclado, macias textil, sustentabilidade