Snapchat é nova aposta de rede social para empresa

18/03/2015

Abra o Snapchat e aponte a câmera do celular na imagem acima para adicionar o Texbrasil automaticamente na sua lista de amigos

Considerado por especialistas de mídias sociais como o aplicativo aposta da vez entre jovens, o Snapchat emerge como um meio fundamental para mensagens e marketing direcionado a determinados públicos, segundo relatório do Business Insider, que também afirma que a rede possuía mais de 200 milhões de usuários em janeiro de 2015, número que certamente cresceu até agora. Tendo em vista o aumento da relevância do Snapchat, que está abrangendo novos públicos além dos adolescentes, o Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), inaugurou seu perfil na rede social para compartilhar conteúdos diários sobre os bastidores do ambiente de trabalho, curiosidades e informações sobre moda e mercado. Para nos adicionar, procure pelo username texbrasil.

O Snapchat foi criado por Evan Spiegel em setembro de 2011 com o objetivo de modificar as interações sociais, permitindo que as pessoas se comuniquem por fotos, vídeos e mensagens que são apagados logo após sua visualização. O funcionamento do aplicativo é simples. Você pode tirar fotos ou gravar vídeos de até 10 segundos e enviá-los a amigos, que poderão ver o conteúdo do snap uma vez só. Outra opção é publicar a foto ou vídeo no Story, uma espécie de linha do tempo disponível para todas as pessoas que te seguem no Snapchat, mas com um porém: este conteúdo só ficará disponível por 24 horas. Após este período, sumirá para sempre. Outra funcionalidade de destaque no Snapchat é a seleção de snaps de usuários que estejam em eventos relevantes ao redor do mundo. A curadoria é feita pela rede social e já destacou eventos como o Ano Novo 2015, o Carnaval e até as semanas de moda de Nova York e Milão.

Renan Serrano, da marca Trendt, já está no Snapchat. Através do registro das etapas do seu processo criativo, o estilista conta que a melhor parte do aplicativo é a interação com seus seguidores. “O e-commerce da Trendt foi lançado em janeiro e o Snapchat tem sido a principal ferramenta de vendas. Eu não divulgo o produto, divulgo a ‘convivência ao meu lado’, e essa aproximação gera valor para o consumidor. Na maioria das vezes, me torno amigo dos meus seguidores, compartilho snaps e assuntos relevantes para ambos, dentro e fora do universo profissional”, afirma. O username do estilista é renanserrano.

Companhias norte-americanas já estão investindo no Snapchat e criando perfis com diferentes enfoques para fidelizar e conquistar clientes. Destaque para a General Electric (generalelectric), The Verge (therealverge), Mashable (mashable) e The New Yorker (thenewyorker), bons exemplos de como qualquer segmento pode apostar na novidade. Blogueiras brasileiras como Camila Coutinho (gestupidas), Helena Bordon (helenabordon) e Thássia Naves (thassia_naves) também já estão na rede. Quem tem uma empresa e deseja começar, Renan dá a dica: “Pesquise e leia muitos artigos que tenham propriedade e embasamento. Adicione vários perfis e encontre uma maneira que te torne autêntico e que agregue valor para as pessoas. Não se desespere pela quantidade de seguidores e visualizações que você possui, o engajamento vem com o tempo e à medida que o aplicativo populariza-se”, conclui.

 

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