3ª edição da Liga de Sustentabilidade chega ao fim com mudanças positivas para as empresas participantes
Após sete meses, chega ao fim mais uma edição da Liga de Sustentabilidade, também conhecida como Brazilian Sustainable Fashion League (BSFL), criada em 2020 pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), resultado da parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), visando ajudar empresas participantes a revisitar suas práticas de produção e gestão com intuito de reduzirem seus impactos negativos. “O objetivo é transformar a indústria da moda brasileira em um modelo de sustentabilidade reconhecido mundialmente”, diz Lilian Kaddissi, superintendente-executiva de projetos estratégicos da Abit.
“A participação nos ajudou a identificar áreas de melhoria tanto no aspecto social quanto no ambiental”, afirma Ivan Roumeliotis, gerente industrial da empresa Werner. Organizações, assim como a Werner, que passaram pela formação do BSFL, acabam promovendo mudanças na estrutura da empresa, como a Capricórnio Têxtil, que criou uma área de sustentabilidade, de acordo com Gabryella Mendonça, supervisora de sustentabilidade.
Para Lila Guimarães também foi assim. “Fazer parte da Liga fez com que ampliássemos nosso olhar e encontrássemos oportunidades”, comenta a diretora de comunicação da T. Christina.
Além da agenda de encontros em grupo, a formação promoveu atendimentos individuais personalizados, conduzidos pela consultoria Moda Verde e pelas profissionais renomadas, Lilly Clark e Yamê Reis, que a partir de um diagnóstico baseado em indicadores ESG, apresentaram pontos fortes e melhorias nos processos das empresas, bem como as auxiliaram no planejamento para a implantação de práticas mais sustentáveis.
A Liga ofereceu diversos benefícios, como mentoria, imersão, promoção de imagem e ações de impacto que podem ser colocadas em prática rapidamente pelos participantes. As pautas tratadas no projeto são baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e trazem questões como a proteção ao meio ambiente e a redução do uso de recursos naturais.
Essa foi a última edição da Liga de Sustentabilidade, um marco importante na indústria da moda brasileira, promovendo a sustentabilidade e incentivando as empresas a adotarem práticas mais responsáveis.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 24,6 mil empresas instaladas por todo o território nacional, que empregam mais de 1,36 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 190,3 bilhões (dados de 2021). O Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro tem destaque no cenário mundial, é a quinta maior indústria têxtil do mundo.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1900 marcas a entrar na trilha da exportação, conquistando US$ 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário, ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br ou no telefone (11) 3823-6089.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
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