Quatro marcas brasileiras desfilam em Milão em evento de moda sustentável

16/09/2024

Em 20 de setembro, o Museu Nazionale Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão, será o palco do evento de moda sustentável “Beyond the Claim”, 3ª edição, onde quatro marcas brasileiras desfilam e destacam suas coleções que unem inovação, responsabilidade ambiental e impacto social positivo nesta temporada da Semana de Moda de Milão.  A organização da terceira edição do evento para a moda sustentável é da World Sustainability Organization & Fundation e a certificadora Friend Of The Earth, com parceria e apoio na realização e articulação das marcas brasileiras do Brasil Eco Fashion. As marcas participantes do evento são Camila Machado, Las Gringas, Natural Cotton Color e Val Valadares.

Estas marcas receberam apoio do Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), mantido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), consolidando a presença do Brasil neste evento de moda sustentável no exterior.  O desfile das marcas brasileiras também contará com o apoio institucional do Consulado Geral do Brasil em Milão e da Abrimos (Associação Brasileira para Moda Sustentável).

A plataforma de moda Brasil Eco Fashion fez a curadoria das marcas reafirmando seu compromisso construído ao longo de oito anos promovendo a moda consciente do Brasil inserindo pequenas marcas e empresas no mercado nacional e internacional. De acordo com a Cognitive Market Research*, o mercado global de moda sustentável tem um tamanho estimado de 7,91 bilhões de dólares e deve crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 23,5% entre 2024 e 2031.

 

Mulheres empreendedoras lideram as marcas selecionadas para o desfile em Milão

As marcas Camila Machado, Las Gringas, Natural Cotton Color e Val Valadares ressaltam o compromisso com a sustentabilidade e práticas que respeitam o meio ambiente, valorizam o trabalho artesanal e geram impacto social positivo. Todas lideradas por mulheres empreendedoras que representam a força do segmento no Brasil. De acordo o Sebrae Nacional, mais de 65% das micro e pequenas empresas no setor têxtil e de confecção são lideradas por mulheres, reforçando a relevância e o impacto social deste empreendedorismo na cadeia produtiva de moda sustentável.

Rafael Morais, diretor executivo da Brasil Eco Fashion, explica: “As marcas escolhidas estão integradas ao nosso ecossistema e buscam ampliar mercados internacionais. Elas representam a criatividade da moda brasileira, trazendo um apelo cultural único, como a coleção ‘Marajoara’ inspirada no grafismo dos povos ancestrais que habitaram a Ilha de Marajó e a ‘Calunga’, inspirada no Maracatu, manifestação cultural do Carnaval. Queremos destacar a força criativa e o impacto positivo que essas marcas geram, promovendo uma moda que também é culturalmente rica.”

Lilian Kaddissi, superintendente de projetos da Abit, ressalta: “O Brasil, celeiro da biodiversidade, traz para a passarela italiana marcas com foco na sustentabilidade e na valorização da cultura local. Essa participação durante a Semana de Moda de Milão é muito relevante para mostrar ao mundo o que o nosso país tem de melhor a oferecer em termos de design, criatividade e respeito ao meio ambiente”

 

Val Valadares: cultura Amazônica com grafismo marajoara 

Val Valadares exalta a cultura amazônica através de criações de vestidos de festa, sempre respeitando o conceito de slow fashion. Na passarela em Milão, apresenta a coleção Val Valadares & Cápsula Marajoara, inspirada no grafismo marajoara dos povos ancestrais que habitaram a Ilha de Marajó há 12 mil anos, projeto realizado pelo Sebrae Pará envolvendo mais de 10 empresas da cidade de Belém e do estado do Pará, como parte dos projetos locais em preparação para COP 30 Brasil, a Conferência das Partes sobre as Mudanças Climáticas que será realizada em Belém, no Pará, em 2025, evento anual organizado pela ONU(Organização das Nações Unidas).

Suas peças mesclam ancestralidade e contemporaneidade e homenageiam o trabalho de gerações de mulheres marajoaras que, por meio da moda, contam suas histórias e preservam seu legado. A coleção também presta tributo ao Padre Giovanni Gallo, um italiano que dedicou 30 anos de sua vida à valorização do povo marajoara.

Val Valadares, estilista autodidata de origem quilombola, vem transformando o seu conhecimento em renda, e planeja transformar seu ateliê em uma escola de moda para inspirar outras mulheres a seguir seus passos.

Natural Cotton Color: algodão orgânico da agricultura familiar

A marca utiliza algodão orgânico que já nasce colorido, eliminando tingimentos e economizando até 87,5% de água. O algodão é cultivado pela agricultura familiar e comunidade quilombola, com contratos de compra garantida. A marca envolve mulheres rurais na produção artesanal, criando uma cadeia justa e sustentável.

Em Milão, a coleção Calunga, inspirada no Maracatu, manifestação cultural do carnaval da Paraíba e de Pernambuco, desfila com calçados Pacoa e bolsas Makano, reforçando parcerias costuradas pela moda sustentável do Brasil. A coleção criada por Francisca Vieira, CEO da empresa, com o estilista Leo Mendonça e direção criativa de Elis Janoville, apresenta tecidos inovadores como o denim desenvolvido com o Senai, o jacquard em dois tons do algodão colorido feito pela  Ecosimple e malhas com seda da Casulo Feliz e da Bratac.

Francisca Vieira, fundadora da marca, é uma visionária que viu no algodão colorido da Paraíba uma oportunidade de resgatar a produção local. Com formação em Psicologia industrial e Engenharia de produção, ela lidera a expansão do algodão orgânico por meio da moda, ajudando a colocar a Paraíba de volta no mapa da produção mundial.

Las Gringas: moda com tecidos biodegradáveis

A marca Las Gringas, fundada pela paulistana Annete Lima, produz roupas para pessoas apaixonadas por moda e preocupadas com as gerações futuras. Especializada em modelagem industrial e design de moda, a estilista apresenta criações com tecidos sustentáveis e biodegradáveis, como o Amni Soul Eco®, fabricado pela Santaconstancia Tecelagem, e são livres de tóxicos prejudiciais à pele, reconhecidos pela certificação internacional Oeko-Tex®. Além disso, a marca destina parte das vendas a ONGs que cuidam do meio ambiente, reforçando seu compromisso com a responsabilidade social.

A coleção Las Gringas em Milão deve apresentar paleta solar, que captura a magia efêmera dos tons do pôr do sol. Cada peça é uma interpretação poética desses matizes, refletindo a luminosidade e o calor da luz do entardecer, em tons perfeitos para quem deseja irradiar energia e se tornar mais solar.

 

Camila Machado: vestidos de festa com consciência ecológica

Camila Machado é uma artista têxtil que combina sua formação em Relações Internacionais, Fotografia, História da Arte e Antropologia com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de produtos sustentáveis.

A marca atua no mercado de noivas, no segmento mini wedding, que tem como característica cerimônias mais intimistas e criativas. Para criar vestidos de noiva e de festas, além de sapatos, utiliza técnicas artesanais, como moulage, impressão botânica e tingimento natural. Além disso, promove a circularidade ao oferecer alternativas como aluguel de vestidos.

A coleção a ser apresentada em Milão surgiu do projeto ALMAzônia, uma expedição ao sul da Amazônia para conscientizar clientes, artistas e estudantes sobre as questões ambientais e promover reflexão sobre o impacto das nossas escolhas no planeta. Desde então, a região virou fonte de estudo sobre plantas tintórias.

 

Sobre Brasil Eco Fashion

Brasil Eco Fashion é uma plataforma que promove as melhores práticas do mercado e marcas da indústria da moda com foco em sustentabilidade. Entre suas realizações, destaca-se o Brasil Eco Fashion Week (BEFW) – Semana de Moda e Sustentabilidade Brasileira, evento anual realizado desde 2017 em São Paulo, que reúne desfiles, salão de negócios e feira criativa, exposições, conteúdos, networking e empreendedorismo, com acesso gratuito ao público. A BEFW já realizou duas edições internacionais na Milan Fashion Week, na Itália, e apresentou marcas brasileiras na feira Premium Berlin, na Alemanha, dentre outras ações apoiando projetos de internacionalização de marcas brasileiras da ApexBrasil, Abit e Abest.

 

Sobre a Abit

A Abit é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 23.6 mil empresas instaladas por todo o território nacional, que empregam mais de 1,33 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 193,3 bilhões (dados de 2023). O Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro tem destaque no cenário mundial, sendo a quinta maior indústria têxtil do mundo.

 

Sobre o Texbrasil

O Programa Texbrasil atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1900 marcas a entrar na trilha da exportação, conquistando US$ 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a ApexBrasil.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

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