Abit/Texbrasil conclui participação no B20, fórum de diálogo empresarial global do G20

28/11/2024

No ano de 2024 o Brasil preside a 19ª Cúpula do G20, ou “Grupo dos 20”, que é o fórum de cooperação econômica internacional que reúne os países com as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana.

Junto ao G20 existem grupos temáticos de engajamento que anualmente têm sua sede no mesmo país que preside o G20. Entre esses grupos está o B20 (Business 20), que é o fórum oficial de diálogo do G20 com a comunidade empresarial global. Seu processo de trabalho é baseado em forças-tarefa e conselhos de ação encarregados de temas-chave que orientam as prioridades de cada edição.

Neste ano, o tema “Crescimento Inclusivo para um Futuro Sustentável” serviu como princípio orientador para os esforços do B20 Brasil. 

Ao longo do ano a equipe Abit/Texbrasil atuou em diversas forças-tarefas do B20, como a de Comércio e Investimentos, Transição Energética e Clima, entre outras. No tema de comércio e investimentos, em específico, os trabalhos culminaram em 3 recomendações de políticas que foram apresentadas ao G20 durante a cúpula no Rio de Janeiro:

  1. Melhorar a governança do comércio e investimento.
  2. Promover o comércio e investimento sustentáveis e resilientes.
  3. Tornar o comércio e o investimento mais eficientes.

Os documentos produzidos por cada força-tarefa e o comunicado final que reúne todas as recomendações podem ser acessados na página do B20Brasil. Para marcar a conclusão dos trabalhos houve um evento em São Paulo, do qual a equipe também participou e cuja transmissão ainda pode ser assistida na página do Summit

A participação da equipe do Texbrasil nas discussões do setor privado se deu de modo a garantir que a realidade atual e as demandas do setor têxtil e de confecção fossem consideradas na formulação de compromissos internacionais entre os países que representam mais de 75% nas exportações globais de bens e serviços.

A cúpula com os chefes de Estado do G20 foi organizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), no aterro do Flamengo, entre os dias 18 e 19 de novembro.  Nela, todos os grupos de engajamento entregaram seus relatórios de recomendações diretamente aos chefes de Estado e, com esse material em mãos, os governos dos países que compõem o fórum podem discutir novos compromissos políticos e metas para a atuação do grupo.

Em 2025 a presidência do G20 será assumida pela África do Sul.