Cedro leva à Colombiatex inovação em denim com foco em conforto

20/01/2026

A mineira Cedro Textil tem boas perspectivas para a Colombiatex, principal feira têxtil e de moda da América Latina, que será realizada de 27 a 29 de janeiro, em Medellín. A empresa vai levar lançamentos que refletem sua estratégia de inovação e tecnologia, com foco em atender às demandas do mercado por denim que alia conforto, ampla largura e versatilidade nos processos de lavanderia.

Inspirada na tendência Office Core, que combina a formalidade do vestuário corporativo com a liberdade do jeans, a Cedro priorizou, no desenvolvimento da nova coleção, atributos como conforto e adaptabilidade dos tecidos aos mais diversos processos de lavanderia. Com retornos positivos e boa receptividade do mercado, a coleção confirma que a reestruturação do portfólio atingiu o equilíbrio comercial esperado.

De acordo com Edson de Paulo, gerente de Desenvolvimento de Produtos, os novos tecidos são resultado de pesquisas que identificaram a demanda por artigos de peso médio a pesado, com power de conforto, capazes de atender a uma ampla variedade de modelagens e processos de lavanderia. Entre eles, destacam-se efeitos marmorizados, detonados que revelam a trama e puídos extremos.

No segmento Jeanswear, a Cedro apresentará na Colombiatex os denims Arizona, 100% algodão, com sarja bem marcada e tingimento puro índigo intenso, além da versão Arizona Stretch Blue, composta por 99% algodão e 1% PUE. Altamente versáteis, os artigos atendem a diferentes nichos, do feminino ao masculino, de modelagens ajustadas ao plus size, com largura ampla e grande variedade de tonalidades em lavanderia.

Um pouco mais leve que a linha Arizona, o Colorado Blue pesa 9 oz e mantém o tingimento puro índigo intenso. O artigo é indicado tanto para peças amplas quanto para modelagens levemente ajustadas, graças ao power de 35%. A família conta ainda com versões em Super Black, que combinam tingimento black no fio com sobretingimento black em todo o tecido.

Ainda na linha denim, a Cedro levará o Texas, com 98% algodão e 2% elastano, largura de 1,70 m, e o Georgia, 100% algodão, mais encorpado, com 10,5 oz e largura de 1,78 m. Ambos recebem tingimento indibrilhy e são indicados para modelagens como pantalona, mom e cargo, alinhadas às tendências de verão.

Fecha os lançamentos da linha denim o Mila, artigo superelástico com tingimento rico, que proporciona nuances de azul mais limpas. O tecido apresenta bom desempenho em lavagens ecológicas, equilíbrio estrutural e excelente performance em processos de laser.

Tecnologia industrial

Além dos produtos, a matéria-prima da coleção reflete os investimentos da Cedro em inovação industrial. Segundo Eduardo Paixão, gerente de Estilo, os aportes realizados pela empresa estão direcionados a tecnologias que impactam diretamente os processos produtivos.

Entre as inovações, destaca-se a otimização do uso de recursos hídricos, com a instalação de um equipamento de lavagem ultrassônica na caixa de tingimento, que consome significativamente menos água do que os métodos convencionais. No campo da descarbonização, Paixão ressalta o sistema que direciona o CO₂ para tanques de equalização, onde o gás atua como neutralizante de pH do efluente industrial, além do uso de corante índigo zero anilina.

Sobre a Cedro Textil

Com mais de 150 anos de história, a Cedro Textil é referência na produção de tecidos técnicos e profissionais, com certificações internacionais de qualidade, inovação e sustentabilidade. É líder em workwear na América Latina e uma das principais fabricantes de sarja e denim do Brasil.