SENAI-SP fecha convênio com o Bunka Gakuen com o apoio do Texbrasil
Mais um importante passo foi dado para promover o desenvolvimento da indústria de têxtil e confecção brasileira: o SENAI-SP, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, assinou um convênio de cooperação com umas das melhores escolas de moda japonesas, a Fundação Educacional Bunka Gakuen, e o Texbrasil, o Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), teve uma participação significativa durante as negociações.
O convênio prevê diversos trabalhos que serão divididos em três etapas. A primeira, a ser realizada por dois colaboradores do SENAI-SP na Fundação Educacional Bunka Gakuen, contempla os estudos sobre aspectos antropométricos, como análise de movimentos tridimensionais, sensações humanas, psicologia, ergonomia, entre outros. A segunda etapa será sediada no Brasil e corresponde ao aperfeiçoamento dos colaboradores da instituição brasileira em aspectos de modelagem, corte, costura, acabamento e passadoria. A última etapa prevê a ida de dois profissionais para o Japão, com o objetivo de estudar macrotendências e desenvolvimento de coleções não só no Bunka, mas também em diferentes instalações e empresas nipônicas.
Para Marcelo Costa, diretor da Escola Francisco Matarazzo do SENAI-SP, voltada para as questões da cadeia de valor Têxtil e de Confecção, essa parceria é um grande passo para a formação profissional no Brasil. “O convênio está alinhado com as diretrizes da diretoria técnica em criar projetos em parceria com a indústria, com práticas inovadoras que incentivem o desenvolvimento metodológico e tecnológico”, afirma. “A parceria faz parte das atividades de cooperação iniciadas com o Japão há três anos com o objetivo de estimularmos a inovação e o design nas empresas brasileiras. Além disso, por ter um público muito receptivo a novos designers, o Japão é um dos mercados de ativação do Texbrasil, que pretende manter relações estreitas com instituições, empresas e representantes para divulgar e promover a moda brasileira além-mar”, comenta o presidente da Abit, Rafael Cervone.
Em 2012, Yoshio Kakishima, diretor de programas internacionais, e Keiko Togashi, professora de moda, visitaram o Brasil para conhecer a produção nacional do setor. Em fevereiro de 2014, foi a vez de empresários brasileiros irem ao Japão e à China para conhecerem empresas locais durante a Missão Inovação Ásia, marcada por benchmarkings de inovação, visitas a instituições e palestras. Em maio do mesmo ano, a reitora do Bunka, Sanae Kosugi, veio ao Brasil para se familiarizar com o setor nacional, visitar as instalações do SENAI-SP e palestrar no Contexmod e na sede da Hering, em Blumenau. O principal marco da parceria entre o Texbrasil e o Bunka, no entanto, ocorreu em maio deste ano, com a ida de 17 empresas brasileiras para um curso de formação customizado para o setor de têxtil e confecção nacional. O relatório desta ação pode ser conferido, na íntegra, no Portal de Inteligência Competitiva.
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