The LYCRA Company apresenta novas tecnologias para tecidos esportivos na Febratex 2026

18/08/2026

COOLMAX CloakFX™ reduz a aparência de marcas de suor, enquanto novo tecido da ITEMA combina, de forma inédita, as tecnologias COOLMAX® EcoMade e LYCRA® ADAPTIV

A The LYCRA Company apresenta duas novidades voltadas à inovação têxtil durante a Febratex 2026, realizada de 18 a 21 de agosto, em Blumenau (SC). Entre os lançamentos estão a tecnologia COOLMAX CloakFX™, desenvolvida para reduzir a aparência das marcas de suor nas roupas, e um novo tecido para activewear desenvolvido pela fabricante brasileira de malhas ITEMA, que combina, pela primeira vez no mercado mundial, as tecnologias COOLMAX® EcoMade e LYCRA® ADAPTIV.

As soluções apresentadas reforçam o movimento da indústria têxtil em direção ao desenvolvimento de materiais que associam desempenho, conforto, sustentabilidade e novas funcionalidades. A proposta é atender às demandas de consumidores que buscam peças capazes de acompanhar diferentes atividades e, ao mesmo tempo, oferecer maior conforto e praticidade no uso cotidiano.

Novo tecido para activewear combina duas tecnologias

Desenvolvido pela ITEMA, o novo tecido para activewear reúne, em uma mesma construção, as tecnologias COOLMAX® EcoMade e LYCRA® ADAPTIV. A combinação proporciona gerenciamento de umidade e conforto térmico, além de incorporar matéria-prima reciclada e oferecer elasticidade adaptativa.

O resultado é um tecido desenvolvido para unir desempenho, conforto e sustentabilidade, características cada vez mais valorizadas no segmento de roupas esportivas.

A novidade será apresentada durante a Febratex em uma peça confeccionada especialmente para a feira, permitindo visualizar a aplicação das tecnologias no produto final.

“Ao combinar duas tecnologias que ainda não haviam sido utilizadas juntas, apoiamos o desenvolvimento de uma solução que reúne sustentabilidade, desempenho e conforto em um único tecido. Esse lançamento demonstra o potencial da colaboração entre os diferentes elos da cadeia têxtil para criar produtos inovadores e relevantes para o consumidor”, afirma Michelle Wild, gerente comercial da The LYCRA Company.

COOLMAX CloakFX™ reduz a aparência das marcas de suor

Outro destaque da The LYCRA Company na Febratex 2026 é a COOLMAX CloakFX™, tecnologia desenvolvida para tornar as marcas de suor menos perceptíveis visualmente nas roupas.

A solução utiliza um mecanismo óptico que difunde a luz no nível da fibra, reduzindo a aparência da umidade no tecido. Ao mesmo tempo, a tecnologia oferece gerenciamento de umidade e conforto térmico, contribuindo para que as peças tenham uma aparência mais seca durante o uso.

Por estar incorporada à fibra, a tecnologia mantém seus benefícios mesmo após o uso e as lavagens, ampliando sua durabilidade como atributo funcional do produto.

Tecnologia une desempenho e material reciclado

Além de contribuir para a gestão da umidade, a COOLMAX CloakFX™ pode proporcionar maior proteção UV em comparação com fibras convencionais de poliéster. A solução utiliza uma fibra certificada pelo Global Recycled Standard (GRS), composta por 80% de material reciclado.

A tecnologia pode ser aplicada em diferentes categorias de vestuário, incluindo roupas esportivas, peças casuais e roupas profissionais. Dessa forma, abre possibilidades para que tecelagens, confecções e marcas desenvolvam produtos com atributos funcionais e diferenciais percebidos pelo consumidor.

“A COOLMAX CloakFX™ responde a uma necessidade real do consumidor ao unir desempenho e discrição. É uma inovação que transforma a experiência de uso e oferece às marcas uma oportunidade concreta de desenvolver produtos com um benefício facilmente percebido”, ressalta Carlos Fernandes, diretor comercial para a América do Sul da The LYCRA Company.

Inovação têxtil apresentada na FebratexCom os dois lançamentos, a The LYCRA Company amplia sua participação na Febratex 2026 com soluções direcionadas a diferentes necessidades do mercado. Enquanto a COOLMAX CloakFX™ aposta em uma nova abordagem para o gerenciamento da aparência da umidade, o tecido desenvolvido pela ITEMA demonstra as possibilidades de combinar tecnologias voltadas a conforto térmico, gerenciamento de umidade, elasticidade e sustentabilidade.

As novidades reforçam a importância da inovação tecnológica para o desenvolvimento de tecidos de maior valor agregado e mostram como a colaboração entre empresas da cadeia têxtil pode contribuir para transformar tecnologias em produtos alinhados às novas demandas do mercado.

Serviço
Febratex 2026
Data: 18 a 21 de agosto de 2026
Horário: das 14h às 21h
Local: Parque Vila Germânica – Blumenau (SC)
Estande The LYCRA Company: Setor 2, espaços 266 e 271

Sobre a The LYCRA Company

A The LYCRA Company inova e produz soluções em fibras e tecnologias para as indústrias de vestuário e de cuidados pessoais, sendo proprietária de marcas líderes de consumo: LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX® e TACTEL®. Com sede em Wilmington, Delaware, EUA, a The LYCRA Company é reconhecida mundialmente por seus produtos de alta qualidade, expertise técnica e atividades conjuntas de marketing. A The LYCRA Company está focada em agregar mais valor aos produtos de seus clientes, desenvolvendo inovações exclusivas para atender à necessidade do consumidor que busca por conforto, desempenho e durabilidade. Saiba mais em www.thelycracompany.com

activewear, Conforto térmico, COOLMAX CloakFX, COOLMAX® EcoMade, desempenho têxtil, Febratex, Febratex 2026, gerenciamento de umidade, Indústria Têxtil, inovação têxtil., ITEMA, LYCRA ADAPTIV, materiais reciclados, moda esportiva, sustentabilidade, tecidos esportivos, tecidos tecnológicos, Tecnologia têxtil, The LYCRA Company